EM ESTÂNCIA VELHA
Você sabia que os animais podem ter câncer de mama? Feira de adoção ressalta os cuidados com a saúde dos pets
Outubro Rosa Pet teve feira de adoção e informações para prevenir e detectar o câncer de mama em cães e gatos
Última atualização: 26/10/2024 15:17
A Praça Leonel Brizola, em Estância Velha, contou com uma ação especial do Outubro Rosa neste sábado (26). A prefeitura do município, por meio da Secretaria de Segurança, Esporte e Bem-Estar (SESEBE), que engloba também o Departamento de Bem-Estar Animal, realizou pela manhã a segunda edição do "Outubro Rosa Pet", com feira de adoção de animais e informações valiosas para a saúde dos animais de estimação.
FIQUE DE OLHO: ELEIÇÕES: Veja as cidades que terão segundo turno e quem está na disputa
Cerca de 250 pessoas passaram pelo evento realizado no bairro Centro. Todos receberam informações sobre como prevenir e diagnosticar o câncer de mama em cães e gatos, repassadas pelo veterinário André Juchen. Além de participar da feira de adoção dos pets, a comunidade foi recebida com um coquetel preparado pela equipe da secretaria e pelos voluntários da Feira.
Somente nas cadelas o câncer de mama representa de 50 a 70% dos casos de tumores detectados. O índice também é muito alto nos felinos.
Reações e sintomas que podem indicar câncer de mama:
- Nódulos na região mamária;
- Mamas inchadas ou avermelhadas;
- Dor nas mamas;
- Secreção ou odor desagradável
Como prevenir
A castração/esterilização é considerada o método preventivo. Estudos apontam que a castração pode evitar o câncer de mama em cachorras em 85% dos casos, sendo realizada até o 3º cio. Nas gatas, a possibilidade de prevenção, ao castrar o animal com até 6 meses, pode chegar a 90%.
Como examinar seu pet:
Deite o animal de barriga para cima, de modo que dê para observar todas as mamas. É importante verificar qualquer aumento no volume das mamas ou alteração. O exame deve ser feito periodicamente.