A trégua na chuva e no frio foi curta no Rio Grande do Sul. Embora a quarta-feira (21) tenha sido de sol e nuvens em parte do território gaúcho, com calor acima dos 30ºC em algumas localidades, o tempo deve mudar nas próximas horas.
Conforme a MetSul Meteorologia, nesta quinta-feira (22), em geral o abafamento predomina com variação de nuvens alternando com aberturas de sol. No entanto, entre a tarde e a noite as nuvens aumentam e a chuva deverá ocorrer pancadas de chuva. Especialistas não descartam temporais.
A Defesa Civil gaúcha emitiu na noite desta quarta um alerta para risco de temporais. O comunicado com validade até as 10 horas desta quinta, aponta para a possibilidade de chuva e ventos pontualmente fortes, descargas elétricas e risco de alagamentos pontuais.
“Caso seja surpreendido pelo tempo severo, busque abrigo. Não atravesse áreas inundadas a pé ou de carro. Se estiver em casa, feche bem portas e janelas. Durante os temporais, retire da tomada os eletroeletrônicos. Abrigue animais e mantenha-os em segurança”, recomenda o órgão estadual. Em caso de emergência a orientação é ligar para a Brigada Militar (190) ou Corpo de Bombeiros (193).
Queda da temperatura no RS?
A MetSul já alertava desde o começo da semana para a bolha de calor que provocaria altas temperaturas no Estado, mas também para a queda das marcas no fim da semana. Nesta quinta, ainda haverá calor e sensação de abafamento em alguns pontos antes do declínio.
No Vale do Sinos, a temperatura oscila entre 21ºC e 29ºC. Essa máxima se repete no Caí, mas por lá a mínima será de 18ºC. No Paranhana, as marcas variam entre 20ºC e 26ºC. Já na Serra gaúcha, os termômetros terão registros entre 14ºC e 27ºC. A região metropolitana de Porto Alegre terá variação entre 19ºC e 29ºC e o litoral norte de 17ºC a 24ºC.
Segundo a MetSul, a temperatura despenca e a sensação térmica muda na sexta-feira (23), quando a frente fria avança com chuva parelha e ampla, com risco de temporais entre a madrugada e a manhã.
LEIA TAMBÉM