TEMPORAIS
Vídeos mostram sequência de raios no céu do RS durante tempestades; assista
Observatórios astronômicos gaúchos registraram as fortes chuvas, total supera 1500 raios registrados
Última atualização: 02/12/2024 09:05
Observatórios astronômicos gaúchos registraram as fortes tempestades que atingiram o Rio Grande do Sul entre a noite de domingo (1º) e a madrugada desta segunda-feira (2). O total supera 1500 raios registrados.
Segundo o Observatório Heller & Jung, foram registrados 354 raios no Vale do Paranhana, com ventos de 100,8 Km/h em Igrejinha. Também houve vento fortes em Taquara, que teve ventania de 66,2 Km/h e Três Coroas, com ventos de 71,6 km/h.
LEIA MAIS: O pior da tempestade no Rio Grande do Sul já passou? Veja o que diz a MetSul Meteorologia
Já em Santa Maria, na região central do Estado, o Bate-Papo Astronômico contabilizou 1170 descargas elétricas.
"Os raios são detectados por radiofrequência, em uma distância de até 40 km do sensor, instalado no Santa Maria Tecnoparque. O projeto também conta com sistema de câmeras para registro visual das descargas elétricas e outros fenômenos que possam ocorrer. No video podemos visualizar uma composição com os principais registros desta noite", explica o astrônomo amador e idealizador do Bate-Papo Astronômico, Fabricio Colvero.
CONFIRA: VÍDEO: Pavilhão é parcialmente destruído por vendaval e 12 pessoas ficam feridas
Além das descargas elétricas, o Bate-Papo Astronômico também registrou rajadas de vento de até 55 Km/h e 45 milimetros de chuva acumulada até as 3 horas desta madrugada.