HISTÓRIA E TRADIÇÃO
VÍDEO: Veja curiosidades sobre a participação de gaúchas no Miss Brasil
Nesta quinta-feira (19), Eduarda Dallagnol vai em busca do 16º título do RS
Última atualização: 18/09/2024 21:26
A final do Miss Universe Brasil 2024 acontece nesta quinta-feira (19), a partir das 20 horas, no Teatro Gamaro, em São Paulo. Nessa edição, o Rio Grande do Sul é representado pela modelo Eduarda Dallagnol, de 25 anos. Ela é natural de Novo Hamburgo.
Coincidentemente a escolha da mulher mais bonita do País acontece na Semana Farroupilha. Nos 70 anos do concurso, é possível afirmar que as mulheres gaúchas possuem tradição na etapa nacional. Confira curiosidades sobre a participação das candidatas que já representaram o Estado:
A primeira gaúcha a ser coroada Miss Brasil foi Maria José Cardoso, de São Francisco do Sul. Ela tinha 21 anos quando venceu o concurso 1956, aquela era a terceira edição da competição.
A primeira brasileira a conquistar a etapa mundial do Miss Universe é gaúcha. Iêda Maria Vargas foi eleita a mulher mais linda do mundo em 1963. Depois dela, o Brasil teve o título máximo da competição só mais uma vez, em 1968, quando a baiana Marta Vasconcelos conquistou a coroa. Iêda é a grande homenageada do Miss Universe Brasil 2024, ela está em são paulo acompanhando o concurso.
O RS também fez história na competição nacional ao ter a primeira mulher negra eleita Miss Brasil. Deise nunes foi coroada com título máximo da beleza brasileira em 1986. Ela é uma das juradas da edição que está em andamento neste ano.
Nas 69 edições já realizadas do Miss Brasil, O Rio Grande do Sul é o estado com mais mulheres eleitas. Inclusive, a Miss Brasil 2023 é a gaúcha Maria Brechane. No ranking de títulos, o RS tem 15 coroas, depois vem Minas Gerais (9), São Paulo (8), Rio de Janeiro (8) e Santa Catarina (5).