Uma fenda de aproximadamente 20 centímetros na galeria subterrânea da rede pluvial da free way (BR-190) é apontada como a principal responsável pelo buraco com cerca de cinco metros de profundidade na tarde deste domingo (17). A informação foi confirmada pelo gerente de operações da CCR ViaSul, Paulo Linck, à reportagem.
SAIBA MAIS: FREE WAY: Asfalto cede e causa bloqueio total na volta das praias pela BR-290
A equipe da concessionária esteve no local durante esta segunda-feira (18) realizando uma ampla escavação na pista. “No início da tarde, conseguimos identificar o problema do primeiro ponto que causou o buraco. Agora, continuamos as escavações para identificar o que causou o outro problema, que foi uma erosão no talude”, afirma.
VEJA TAMBÉM: FREE WAY: Há prazo para liberação? Veja o que se sabe sobre buraco que causa bloqueio na BR-290
O trabalho para liberar a rodovia é complexo, por isso, a CCR ViaSul ainda não estabeleceu um prazo. “Já trabalhamos com algumas hipóteses, mas vamos desenvolver soluções definitivas para que a gente possa restabelecer a pista e voltar à normalidade. Infelizmente, isso não vai ocorrer hoje, ainda tem muito trabalho para ser feito”, pondera Linck.
CLIQUE AQUI E INSCREVA-SE NA NOSSA NEWSLETTER
A situação, que causou grande congestionamento na volta do feriadão no sentido litoral-capital, também surpreendeu a concessionária. De acordo com Linck, todo o sistema viário concedido passa por monitoramentos periódicos, sendo que o trecho do ocorrido passou pela avaliação há cerca de dois meses. “Esse episódio acendeu um alerta, já estamos com o corpo técnico verificando todo o sistema de drenagem”, reforça.
FIQUE POR DENTRO: BR-116: Acesso à RS-240 terá bloqueio de 7 horas nesta semana; veja onde e horário
O foco agora é recuperar o trecho afetado da free way, mas a CCR ViaSul já prepara uma inspeção mais aprofundada. “Com a chegada do verão teremos uma demanda maior e precisamos que a rodovia esteja em condições de fluidez e segurança”, frisa Linck.
LEIA TAMBÉM