RESPEITA AS GURIAS NA FOLIA
VÍDEO: Vagão do trem recebe bloco de carnaval em campanha contra assédio
Pesquisa aponta que no Brasil 50% das mulheres já foi vítima de assédio sexual durante o carnaval
Última atualização: 18/02/2024 16:08
O que não faltou no trem 226, que fez a viagem da Estação Mercado até Estação Novo Hamburgo no horário próximo ao meio-dia, foi animação. O bloco porto-alegrense Não mexe comigo que eu não ando só, formado apenas por mulheres, embarcou no metrô para mais uma ação da campanha Respeita as Gurias na Folia.
Tocando marchinhas e hits do carnaval, a mulherada conseguiu chamar atenção dos usuários no trajeto de ida e de volta. A ação teve o objetivo de conscientizar os passageiros e prevenir situações de assédio e outras violências, além de levar informações sobre onde buscar apoio e denunciar.
A atividade é uma parceria das Jovens Multiplicadoras de Cidadania (JMCs), formada pelo bloco e a ONG Themis, e foi promovida com o apoio do Núcleo de Apoio à Diversidade e o Setor de Responsabilidade Social da Trensurb.
Hellen Fonseca, 20 anos, foi uma das voluntárias da Themis que marcou presença no evento e auxiliou na distribuição de leques informativos da campanha de combate ao assédio, além de preservativos e lubrificantes. O material traz um QR Code que dá acesso às informações de quais medidas tomar quando uma mulher é vítima de assédio.
O assédio inclui beijar a força, encoxar, importunar, constranger e insistir após levar um não, práticas que ainda acontecem no carnaval e em outros eventos. A orientação é que a vítima acione o 190 se sofreu assédio.
No Brasil, sete em cada dez mulheres têm medo de sofrer assédio no carnaval. De acordo com levantamento do Instituto Locomotiva e do QuestionPro, 50% das mulheres já foi vítima de assédio sexual durante as festividades e 73% delas têm receio de passar por essa situação pela primeira vez ou novamente. Essas proporções são ainda mais altas entre mulheres negras, chegando, respectivamente, a 52% e 75%.
A estudante Bruna Castilho, 20, estava no mesmo vagão do bloco quando voltava para Esteio, onde mora. “Eu achei muito legal isso aqui. Nunca tinha visto nada parecido”, disse. Segundo a jovem, ela nunca sofreu um assédio, mas conhece vários casos que são divulgados pelas redes sociais.
Em Novo Hamburgo, o carnaval é neste sábado, a partir das 21 horas, com a participação de três escolas de samba, na Pista de Eventos José Eli Teles da Silveira, na Avenida Primeiro de Março.