RESPEITA AS GURIAS NA FOLIA

VÍDEO: Vagão do trem recebe bloco de carnaval em campanha contra assédio

Pesquisa aponta que no Brasil 50% das mulheres já foi vítima de assédio sexual durante o carnaval

Publicado em: 17/02/2024 16:01
Última atualização: 18/02/2024 16:08

O que não faltou no trem 226, que fez a viagem da Estação Mercado até Estação Novo Hamburgo no horário próximo ao meio-dia, foi animação. O bloco porto-alegrense Não mexe comigo que eu não ando só, formado apenas por mulheres, embarcou no metrô para mais uma ação da campanha Respeita as Gurias na Folia.


Campanha Respeita as gurias na folia é realizada no trem Foto: Débora Ertel/GES-Especial

Tocando marchinhas e hits do carnaval, a mulherada conseguiu chamar atenção dos usuários no trajeto de ida e de volta. A ação teve o objetivo de conscientizar os passageiros e prevenir situações de assédio e outras violências, além de levar informações sobre onde buscar apoio e denunciar.

A atividade é uma parceria das Jovens Multiplicadoras de Cidadania (JMCs), formada pelo bloco e a ONG Themis, e foi promovida com o apoio do Núcleo de Apoio à Diversidade e o Setor de Responsabilidade Social da Trensurb.


Campanha Respeita as gurias na folia é realizada no trem Foto: Débora Ertel/GES-Especial

Hellen Fonseca, 20 anos, foi uma das voluntárias da Themis que marcou presença no evento e auxiliou na distribuição de leques informativos da campanha de combate ao assédio, além de preservativos e lubrificantes. O material traz um QR Code que dá acesso às informações de quais medidas tomar quando uma mulher é vítima de assédio.

O assédio inclui beijar a força, encoxar, importunar, constranger e insistir após levar um não, práticas que ainda acontecem no carnaval e em outros eventos. A orientação é que a vítima acione o 190 se sofreu assédio.


Campanha Respeita as gurias na folia é realizada no trem Foto: Débora Ertel/GES-Especial

No Brasil, sete em cada dez mulheres têm medo de sofrer assédio no carnaval. De acordo com levantamento do Instituto Locomotiva e do QuestionPro, 50% das mulheres já foi vítima de assédio sexual durante as festividades e 73% delas têm receio de passar por essa situação pela primeira vez ou novamente. Essas proporções são ainda mais altas entre mulheres negras, chegando, respectivamente, a 52% e 75%.

A estudante Bruna Castilho, 20, estava no mesmo vagão do bloco quando voltava para Esteio, onde mora. “Eu achei muito legal isso aqui. Nunca tinha visto nada parecido”, disse. Segundo a jovem, ela nunca sofreu um assédio, mas conhece vários casos que são divulgados pelas redes sociais.

Em Novo Hamburgo, o carnaval é neste sábado, a partir das 21 horas, com a participação de três escolas de samba, na Pista de Eventos José Eli Teles da Silveira, na Avenida Primeiro de Março.

Veja o vídeo

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas