abc+

EDUCAÇÃO

VÍDEO: Programa escolar em Novo Hamburgo estimula alunos a compreender sentimentos e emoções

Estudantes apresentam a temática na Feira de Iniciação Científica da Escola Municipal Nilo Peçanha, no bairro Ideal

Susete Mello
Publicado em: 30/08/2024 às 19h:07 Última atualização: 30/08/2024 às 19h:10
Publicidade

Existem dias em que os sentimentos e emoções precisam ser compartilhados em busca de uma vida melhor. Essa é a proposta de um projeto em prática no Programa Movimentos e Vivências na Educação Integral (Move) da Escola Municipal Nilo Peçanha, do bairro Ideal, em Novo Hamburgo, cujos resultados são vistos na aprendizagem de conteúdos e na socialização entre colegas em sala de aula.

Projeto Sentimentos e Emoções da Escola Nilo Peçanha | abc+



Projeto Sentimentos e Emoções da Escola Nilo Peçanha

Foto: Susi Mello/GES-Especial

Os participantes do programa, no turno inverso ao da aula, com a coordenadora do Move Viviane Karina Erthal e a monitora Sílvia Böhler, estão inseridos no projeto “Sentimentos e Emoções”, em vigor desde fevereiro deste ano. E quem quiser conhecê-lo de perto, basta visitar a Feira de Iniciação Científica da escola, que teve início nesta sexta-feira (30) e ocorre ainda no sábado (31), das 8h30 às 11h30. Os estudantes estarão lá para falar sobre o assunto.

Leia mais: NOTA FISCAL GAÚCHA: Morador de Novo Hamburgo leva bolada de R$ 50 mil

Na prática do projeto, os alunos são recebidos na sala com uma música. O alongamento é a etapa seguinte, mas a programação não para por aí. Antes das oficinas do Move iniciarem, os alunos podem colocar um crachá de mesa para demonstrarem o que sentem naquele dia. Além desse acessório, ainda há o palito, calendário das emoções e a almofada da Dona Empatia, tudo contribuindo para externar situações do dia a dia e como reagem perante elas.

Projeto Sentimentos e Emoções da Escola Nilo Peçanha | abc+



Projeto Sentimentos e Emoções da Escola Nilo Peçanha

Foto: Susi Mello/GES-Especial

Na quarta-feira (28), a reportagem acompanhou alguns momentos do projeto. A maioria dos alunos contou que estava feliz e não se inibiu em contar a reação que tiveram com o dedo do pé atingido por alguma coisa, a partir de um relato da repórter.

A turma ainda demonstrou a atividade com a lata das emoções, onde a ficha de uma imagem demonstra uma situação e o aluno precisa explicar o que faria diante daquilo. “O projeto estimula a todos a demonstrar sentimento e emoção e como é a reação”, detalha Viviane.

Veja também: EXPOINTER 2024: Tudo o que você precisa saber para o último fim de semana do evento

A aluna do 5º ano, Milena dos Reis Ferreira Vargas, 10 anos, é uma das participantes. Em seu relato, que emocionou a coordenadora Viviane e a professora Sílvia, a estudante disse que o projeto é muito especial. Sua visão mudou sobre muitas coisas.

Ela conta que ao ver um colega triste, conversa e tenta ajudar, percebe que na pracinha as pessoas convidam para brincar e há quem fique em dúvida, e em sua casa consegue falar mais sobre seus sentimentos para a família. “Eu tenho uma irmãzinha que mudou muito a minha vida, ela me fez mais feliz, a Zoe, e minha mãe também conversa bastante comigo sobre sentimentos e emoções. Já, aqui no Move, a ‘prof’ Silvia e a ‘prof’ Vivi ajudam a gente também”, completa.

Ideia a partir do livro

O start do projeto foi dado no início do ano letivo. A professora Viviane conta que foi em uma visita a Fábrica do Saber, cujo prédio sedia uma biblioteca ao lado da ‘Nilo’, que tudo começou. Ela lembra que o livro ‘Rita tem Medo’ lhe chamou atenção. Ela retirou o exemplar e levou para sala de aula para ler aos alunos. “Quando mostrei a capa do livro, não consegui ler para os estudantes. Assim como ‘Rita tem medo’, eles começaram a falar e nós, professores, também falamos dos nossos medos. Foi aí que pensei que precisávamos falar de sentimentos e que o projeto didático surgiu”, relembra.

Entenda

Sentimento: o que é nutrido ao longo do tempo como, por exemplo, a amizade.
Emoção: o que é sentido na hora, como a lágrima que cai ou expressão de dor ou assustado.

Resultados do projeto

* Saber nomear o que se sente e o que acontece diante de um sentimento
* Contribui para autoconhecimento
* Auxilia na capacidade de resolver situações e lidar com confitos para uma melhor vivência em sociedade
* Viver de uma forma saudável
* Trabalhar a inteligência emocional para maior autonomia e segurança na vida adulta
* Desenvolver a empatia e o respeito pelo outro

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade