Um dia após o susto com a queda de um planador na cidade de Montenegro, o piloto da nave deu sua versão do caso. Ex-prefeito do município, Carlos Eduardo Müller, conhecido como Kadu, era o piloto da aeronave que caiu na Estrada Morro Montenegro, no bairro Zootecnia, próximo ao aeroclube, na tarde deste sábado (11).
LEIA TAMBÉM: Bebê que teve infecção após vacina tem alta do hospital; o que diz secretaria da Saúde
Ele estava acompanhado de um aluno, de 49 anos, no momento da queda. Os dois sofreram ferimentos leves, mas o ex-prefeito precisou ser imobilizado para ser retirado do planador modelo IPE KW-2. Já o outro ocupante conseguiu sair caminhando momentos após a queda. O professor precisou ser retirado da aeronave pelos bombeiros e os dois foram atendidos no Hospital HM, em Montenegro.
O acidente aéreo aconteceu por volta das 15h, quando o planador estava sendo rebocado por outro avião para conseguir a velocidade para decolar. Já em sua casa na cidade de Novo Hamburgo, Kadu conversou com a reportagem do ABC Mais neste domingo (12) creditando a uma condição climática como motivo do acidente. “Fomos acometidos por uma surpresa de uma condição de vento desfavorável na hora da decolagem, ocasionando o pouso fora.”
Kadu relatou ainda que aquele era o terceiro voo do dia da aeronave, mas que o problema iniciou no avião que puxava o planador. “Houve uma descendente que colocou o rebocador numa condição de descida e nós no planador tivemos que optar por desligar o cabo rebocador e fazer a curva de retorno. Nessa curva de retorno pegamos um vento que nos jogou de forma bruta para baixo, sem condição de reagir a um comando mais objetivo para continuar o retorno.”
Logo após se desprender da outra aeronave, Kadu precisou fazer uma manobra para evitar um problema maior. “Felizmente conseguimos de alguma forma colocar o planador numa condição onde os danos foram materiais, a gente não conseguiu evitar esses danos, mas felizmente a gente conseguiu fazer com que o dano pessoal fosse o menor possível”, comemorou o piloto.
Em vídeo enviado à reportagem, Kadu relata ainda sentir algumas dores, mas garante estar bem e sem risco de lesões mais graves.
Veja o vídeo:
LEIA TAMBÉM