Era pouco depois das 21 horas desta segunda-feira (6) quando uma moradora de São Leopoldo, no Vale do Sinos, olhou pela janela de casa e ficou intrigada com um objeto que brilhava durante sua passagem pelo céu. “Meu marido e eu avistamos uma luz no céu onde filmamos. Acredito que não seja um avião e muito menos um meteoro”, disse Thalia Gabriele Machado à reportagem.
ENTRE NA COMUNIDADE DO ABCMAIS NO WHATSAPP
“Imediatamente, as redes sociais ficaram tomadas por imagens e relatos de outros observadores, gerando um grande burburinho entre os curiosos”, conta o astrônomo amador e idealizador do Bate-Papo Astronômico, Fabricio Colvero.
A moradora do Vale do Sinos estava certa: não era um avião nem um meteoro. O “fenômeno” trata-se da passagem do grupo G6-71 de satélites Starlink, recém-lançado pela SpaceX. “O evento aconteceu pouco após às 21 horas”, diz Colvero.
“Esse lote de satélites faz parte da constelação Starlink, da SpaceX, com o objetivo de expandir o acesso à internet em áreas remotas”, explica.
LEIA TAMBÉM: HMPV: Novo surto de doença viral na China chama atenção
No vídeo capturado pelo Bate-Papo Astronômico, é possível ver o momento em que a fileira de 24 satélites se desloca ao sudoeste. Ela está agrupada devido ao recente lançamento.
Da mesma forma, o professor Carlos Fernando Jung, responsável pelo Observatório Espacial Heller & Jung,de Taquara, confirma que trata-se de satélites Starlink.
CONFIRA: PREVISÃO DO TEMPO: Não vai chover? Confira o que esperar até o fim de janeiro no Rio Grande do Sul
CLIQUE AQUI E INSCREVA-SE NA NOSSA NEWSLETTER
Veja o vídeo
LEIA TAMBÉM