Pelo menos nove famílias poderão retornar definitivamente para as suas casa em Lindolfo Collor, após dois meses e meio de espera. Na manhã desta sexta-feira (2), uma rocha que ficava no topo de uma encosta foi removida em uma operação de explosão (assista o vídeo abaixo).
PREVISÃO DO TEMPO: Forte aquecimento e ventania antes da chuva; veja a previsão do tempo para o fim de semana no RS
Conforme a Prefeitura, o local estava instável e com risco iminente de deslizamento sobre as casas localizadas nas ruas Maquiné e Mostardas, no bairro Pedras de Areia desde as chuvas de maio.
LEIA TAMBÉM: Suspeito de participar de assalto no aeroporto de Caxias do Sul é preso em Estância Velha
Os moradores ds localidade acionaram a Defesa Civil e Corpo de Bombeiros em 14 de maio, quando perceberam uma trinca na rocha de arenito que sustenta o local e ouviram diversos estalos. Na época, 20 casas chegarama ser evacuadas.
A operação
Segundo a secretária municipal de Administração, Planejamento e Turismo, Ana Paula Fuchs, o trabalho da empresa contratada iniciou por volta das 8 horas e se estendeu até o final da manhã.]
SAIBA MAIS: Primeira obra no trecho da morte na BR-116 é concluída; saiba qual o próximo passo
“Fizemos hoje todo o processo de limpeza do local, para conseguir chegar na pedra e realizar a explosão’, explica. Conforme a secretária, “com as chuvas, muita terra e vegetação desceu, deixando a pedra exposta. Como seguiu chovendo muito o acesso era impossível”, explica ela sobre o tempo que levou até a operação ser realizada. “Na semana passada subimos a pé [o morro] e identificamos que precisava de mais uns dias sem chuva, e marcamos para hoje”, conta.
Durante estes meses, os moradores que haviam sido evacuados estavam em casas de familiares e, segundo Ana Paula, recebendo ajuda financeira do município.
Eliminado o risco, agora o município planeja canalizar a água no local, para evitar que continue causando a erosão. “Mas os moradores foram liberados para voltar as residências”, finaliza.
LEIA TAMBÉM