abc+

SOLUÇÃO

Vídeo mostra explosão de rocha em risco de cair sobre casas em Lindolfo Collor

Após cerca de 80 dias famílias puderam voltar para suas casas, que haviam sido evacuadas pelo risco

Suelen Schaumloeffel Olkoski
Publicado em: 02/08/2024 às 19h:57 Última atualização: 02/08/2024 às 20h:02
Publicidade

Pelo menos nove famílias poderão retornar definitivamente para as suas casa em Lindolfo Collor, após dois meses e meio de espera. Na manhã desta sexta-feira (2), uma rocha que ficava no topo de uma encosta foi removida em uma operação de explosão (assista o vídeo abaixo).

PREVISÃO DO TEMPO: Forte aquecimento e ventania antes da chuva; veja a previsão do tempo para o fim de semana no RS

Operação na manhã desta sexta-feira realizou a explosão da rocha que estava em iminência de queda | abc+



Operação na manhã desta sexta-feira realizou a explosão da rocha que estava em iminência de queda

Foto: Prefeitura de Lindolfo Collor/Divulgação

Conforme a Prefeitura, o local estava instável e com risco iminente de deslizamento sobre as casas localizadas nas ruas Maquiné e Mostardas, no bairro Pedras de Areia desde as chuvas de maio.

LEIA TAMBÉM: Suspeito de participar de assalto no aeroporto de Caxias do Sul é preso em Estância Velha

Os moradores ds localidade acionaram a Defesa Civil e Corpo de Bombeiros em 14 de maio, quando perceberam uma trinca na rocha de arenito que sustenta o local e ouviram diversos estalos. Na época, 20 casas chegarama ser evacuadas. 

A operação

Segundo a secretária municipal de Administração, Planejamento e Turismo, Ana Paula Fuchs, o trabalho da empresa contratada iniciou por volta das 8 horas e se estendeu até o final da manhã.]

SAIBA MAIS: Primeira obra no trecho da morte na BR-116 é concluída; saiba qual o próximo passo

“Fizemos hoje todo o processo de limpeza do local, para conseguir chegar na pedra e realizar a explosão’, explica. Conforme a secretária, “com as chuvas, muita terra e vegetação desceu, deixando a pedra exposta. Como seguiu chovendo muito o acesso era impossível”, explica ela sobre o tempo que levou até a operação ser realizada. “Na semana passada subimos a pé [o morro] e identificamos que precisava de mais uns dias sem chuva, e marcamos para hoje”, conta.



Durante estes meses, os moradores que haviam sido evacuados estavam em casas de familiares e, segundo Ana Paula, recebendo ajuda financeira do município.

Eliminado o risco, agora o município planeja canalizar a água no local, para evitar que continue causando a erosão. “Mas os moradores foram liberados para voltar as residências”, finaliza.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade