Um morador de Campo Bom gravou as passagens de reconhecimento dos aviões da Esquadrilha da Fumaça. As aeronaves da Força Aérea Brasileira participam de show aéreo em Novo Hamburgo neste sábado (29).
Por volta das 11 horas, Jester Ternus dos Santos fez os registros de casa, no bairro Dona Augusta. Nas imagens é possível ver que os aviões aparecem distante, mas o barulho chama atenção para o céu de Campo Bom. Em Novo Hamburgo, sete aviões vão ser vistos em performances acrobáticas. O espetáculo será às 16 horas e o melhor ponto para assistir é do Aeroclube.
Na sexta-feira (29), a Esquadrilha completou a demonstração de número quatro mil, durante o Festival Internacional de Balonismo, em Torres.
Saiba mais
A Esquadrilha da Fumaça nasceu da iniciativa de jovens instrutores de voo da antiga Escola de Aeronáutica, no Rio de Janeiro, que, em suas horas de folga, treinavam acrobacias em grupo.
O objetivo era mostrar aos cadetes a capacidade e segurança dos aviões, incutindo-lhes confiança e motivando-os para a pilotagem militar. Em 14 de maio de 1952, ocorreu a primeira demonstração oficial da Esquadrilha da Fumaça, no Rio de Janeiro.
Super Tucano
O Super Tucano é a quinta aeronave adotada na história da Esquadrilha da Fumaça, sendo utilizado desde 2015 após um período de dois anos de implantação e adaptação.
Fabricado pela Embraer, o avião já era empregado pela Força Aérea Brasileira (FAB), cumprindo missões de defesa aérea, treinamento avançado, ataque leve, escolta, patrulha aérea de combate e formação de líderes da aviação de caça.
Ao serem adotadas pela Fumaça, as aeronaves ganharam pintura com as cores vibrantes da Bandeira do Brasil, incentivando o sentimento de patriotismo e a admiração dos espectadores pela equipe brasileira em todo o mundo.
Veja as passagens de reconhecimento no céu de Campo Bom
LEIA TAMBÉM