O céu do Rio Grande do Sul foi, mais uma vez, palco principal para o show da Chuva Geminídeas. O fenômeno foi registrado na madrugada deste domingo (11) pelo Observatório Espacial Heller & Jung, de Taquara.
FIQUE BEM-INFORMADO: FAÇA PARTE DA NOSSA COMUNIDADE NO WHATSAPP
Conforme o professor Carlos Fernando Jung, é possível ver a passagem do meteoro até sua extinção. “Essa Chuva de Meteoros iniciou no dia 4 e deve permanecer até o Natal.” Jung explica que o pico do evento ocorre entre quarta (13) e quinta-feira (14). “O melhor horário para a observação será a partir das 22 horas do dia 13, podendo ser vista com intensidade até o fim da madrugada de sexta-feira (15).”
No que se refere ao ponto ideal de observação, o professor diz que os apaixonados por astronomia devem olhar para a constelação de gêmeos, ao nordeste. Os primeiros registros aconteceram no sábado (9), com a presença de um meteoro fireball.
Veja o vídeo:
Chuva de Meteoros registrada no Rio Grande do Sul – Observatório Espacial Heller & Jung, de Taquara. – O céu do Rio Grande do Sul foi, mais uma vez, palco principal para o show da Chuva Geminídeas pic.twitter.com/tPiwBZ5Dzf
— Jornal NH (@jornalnh) December 11, 2023
LEIA TAMBÉM