A chuva de meteoros orionídeos pôde ser vista no céu do Rio Grande do Sul, durante a noite deste sábado (21) e a madrugada de domingo (22), quando atingiu seu pico. Mais de 500 meteoros iluminaram a noite, que teve céu aberto, facilitando a visão e contribuindo para boas imagens para os observadores.
Ao todo, 560 rochas que são fragmentos do Cometa Halley criaram rastros de luz na imensidão, de acordo com o Observatório Heller & Jung.
O Observatório utilizou 20 câmeras para registrar o fenômeno. Na imagem, uma sobreposição de 28 meteoros foi registrada por um equipamento posicionado ao sul, segundo o responsável, Carlos Fernando Jung.
No vídeo, quatro fragmentos considerados “os mais brilhantes”, afirma Jung, formaram um espetáculo no céu.
“Estes meteoros têm por característica serem mais brilhantes e rápidos”, diz o responsável pelo observatório, “são fragmentos menores remanescentes da passagem do Cometa Halley”.
Segundo a Agência Espacial Americana (Nasa), o espetáculo acontece porque a poeira, liberada pelo cometa, colide com a atmosfera da Terra. Isso ocorre quando nosso planeta passa pela órbita do Halley, o que dá início a chuva de meteoros.
A última vez que o cometa pôde ser visto da Terra foi em 1986. Ele demora 76 anos para orbitar ao redor do Sol. Ou seja, a próxima oportunidade é só em 2099.
Assista ao vídeo da chuva de meteoros orionídeos vista no céu do RS
CHUVA DE METEOROS ??
Mais de 500 fragmentos iluminaram o céu do Rio Grande do Sul durante a Chuva de Meteoros Orionideas, na noite deste sábado e madrugada de domingo (22). pic.twitter.com/1IUd2SkJeg
— Jornal NH (@jornalnh) October 22, 2023
LEIA TAMBÉM