INVESTIGADO
VÍDEO: Influencer fitness é alvo de operação da PF por esquema envolvendo toneladas de crack; entenda
Operação foi deflagrada na manhã desta terça-feira e cumpriu 18 mandados de busca e apreensão
Última atualização: 12/12/2023 10:40
A Operação Hinsberg da Polícia Federal (PF) foi deflagrada na manhã desta terça-feira (12), com 18 mandados de busca e apreensão em endereços de São Paulo, Paraná e Minas Gerais, por envolvimento com o tráfico de drogas. Um dos investigados é um influencer fitness com mais de 7 milhões de seguidores no Instagram.
O objetivo é reprimir e desarticular uma organização criminosa que desviou produtos químicos para produção de drogas. Segundo a PF, foram desviadas 12 toneladas de produtos químicos, correspondendo à mais de 19 toneladas de cocaína e crack prontas para consumo. Entre eles, estão a fenacetina, acetona, éter etílico, ácido clorídrico, manitol e acetato de etila.
Renato Cariani é sócio da principal empresa alvo da investigação, a Anidrol, uma indústria química situada em Diadema, em SP, de acordo com o portal de notícias G1. Nas redes, ele se denomina professor de química, Educação Física, atleta profissional, empresário e youtuber.
O esquema
A organização emitia notas fiscais fraudulentas por empresas licenciadas a vender os produtos químicos, usando laranjas para depósitos em dinheiro vivo que fingiam ser multinacionais, vítimas que se passaram como compradoras. Para ocultar a ação e de onde os valores ilícitos vinham, eram usadas diversas metodologia, como pessoas que agiam em nome de outras e a criação de empresas fictícias.
Todos que estiverem relacionados aos fatos vão responder pelos crimes de tráfico equiparado, associação para fins de tráfico e lavagem de dinheiro, cada qual dentro de sua esfera de responsabilidade. Juntas, as penas podem ultrapassar 35 anos de reclusão.
Assista ao vídeo da busca e apreensão na mansão do influencer: