O vídeo abaixo mostra um fenômeno curioso no céu do Rio Grande do Sul: A Lua “atacando” a Terra com o que parece ser um laser, às 1h50, na madrugada deste sábado (27). Mas as coisas não são exatamente o que parecem ser.
Confira o vídeo:
As imagens foram flagradas pelas câmeras câmeras da estação de monitoramento de meteoros do Bate-Papo Astronômico, no Santa Maria Tecnoparque e também do Clube de Astronomia do campus Santo Ângelo, do Instituto Federal Farroupilha.
Afinal, a Lua está ou não atacando a Terra?
Por mais que pareça, a verdade é que a Lua não está atacando a Terra. As imagens mostram apenas uma ilusão de ótica, conforme explica o operador das estações do Bate-Papo astrômico, Fabrício Colver.
A luz, que se assemelha a um laser nas imagens, é um pequeno meteoro que apenas passou em frente à Lua no momento das gravações.
O fenômeno é comum e, segundo Colver, não há relação entre os dois. Isso porque “o meteoro entrou na atmosfera terrestre cerca de 100 qulômetros de altura apenas, enquanto a Lua se encontra a mais de 380 mil quilômetros de distância do planeta”.
Inclusive, Colver conta que as imagens são de duas perspectivas diferentes. Parte do vídeo foi gravado ao Sul, em Santo Ângelo. O outro momento, filmado em Santa Maria, mostra a visão mais ao norte.
Isso significa que o meteoro passou por ambas cidades, dando um espetáculo e causando uma bela ilusão de ótica.
LEIA TAMBÉM