Para marcar a retomada dos pousos e decolagens no Aeroporto Salgado Filho, as companhias aéreas Azul, Gol e Latam, promoveram ações especiais nesta segunda-feira (21). O primeiro pouso, da Azul, foi comandado pelo gaúcho Carlos Coster, 40 anos.
MAIS AEROPORTO: Salgado Filho retoma operação comercial mais de cinco meses após enchentes
Natural de Porto Alegre, Coster acumula 15 anos de carreira, 14 deles na Azul. “Sempre fui apaixonado por voar, desde criança gostava de viajar, especialmente em voos com muitas escalas.”
O piloto e comandante explicou que o sentimento desta vez foi diferente. “Hoje, é um grande orgulho operar o voo de retomada, depois de meses. No Rio Grande do Sul, nós temos uma percepção de que tudo é batalhado e reconstruído, somos um povo forte, e cultiva a ideia de olhar sempre para frente.”
Coster reiterou que aprendeu desde cedo com a família. “É algo que aprendi com a minha própria família, que veio para cá em situações adversas: levantar a cabeça, dar sempre o seu melhor e ter orgulho das suas origens”, completou.
O segundo voo foi responsabilidade da Gol, que utilizou uma aeronave homenageando o Rio Grande do Sul. O Boeing 737-800 da GOL apresentou uma composição de elementos com paisagens das araucárias, o tradicional chimarrão e o vinho e da Ruína dos Sete Povos, localizada dentro do Parque Histórico Nacional das Missões.
Eduardo Leite (PSDB) apareceu na janela do voo vindo de Congonhas, com uma bandeira do RS em mãos. Por fim, um voo da Latam, também vindo de Congonhas, teve a tripulação composta 100% por gaúchos. O Airbus A320 pousou em Porto Alegre às 9h30.