Frequentadores do Santuário Nossa Senhora de Lourdes, em Dom Pedro de Alcântara, no Litoral Norte gaúcho, escaparam de uma tragédia na tarde deste domingo (16). Eles chegavam ao local para uma missa quando a estrutura do salão veio abaixo. Não houve feridos.
Dois vídeos que circulam nas redes sociais e já tiveram a veracidade confirmada pelo Corpo de Bombeiros de Torres ajudam a dar a dimensão do susto. Pessoas que aparecem nas imagens levam as mãos à cabeça, em sinal de desespero e incredulidade.
Um homem que gravou um dos vídeos diz que “faltando dois minutos para a missa, veio tudo abaixo”. “Nosso santuário se foi. Todo mundo a salvo. Todos que estavam na igreja estão vivos. Deus livrou a todos, mas nossa igreja se foi”, diz o homem, assustado. É possível perceber, ao fundo, o pavor dos sobreviventes.
Em outro vídeo um homem diz que “fomos salvos por causa de Deus mesmo”. Uma moradora das proximidades que estava na igreja diz que os frequentadores ouviram barulhos estranhos e resolveram sair para a rua, apesar da chuva. Instantes depois o prédio veio abaixo.
O Santuário Nossa Senhora de Lourdes fica em uma região de encosta. O acesso se dá pela Estrada da Gruta, a poucos minutos da Lagoa de Itapeva. Administrado pela Diocese de Osório, é um ponto turístico de Dom Pedro de Alcântara.
Segundo a MetSul Meteorologia, na região de Torres o acumulado de chuva neste fim de semana já passa dos 150 milímetros. E o alerta do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) é de mais chuva nas próximas horas. A região está na área de um alerta vermelho emitido nesta tarde.
LEIA TAMBÉM