abc+

LUA, MARTE, ROBÔS...

VÍDEO EXCLUSIVO: Conheça como é o Parque da Nasa por dentro e confira as atrações disponíveis

Inauguração do novo empreendimento turístico de Canela ocorreu na tarde desta terça (9) e abertura ao público em geral será na quarta-feira (10)

Fernanda Steigleder Fauth
Publicado em: 09/05/2023 às 18h:10 Última atualização: 07/03/2024 às 16h:11
Publicidade

 Sentir como é pisar na Lua, ser parte integrante de uma missão espacial, ou ainda, andar por uma rampa de lançamento de foguete. Todas essas sensações e atividades fazem parte do novo atrativo turístico da Serra gaúcha, mais precisamente, em Canela. É o Space Adventure, parque temático que ficou conhecido por sua associação e parceria com a agência espacial norte-americana Nasa.

Space Adventure, o parque da Nasa, em Canela



Space Adventure, o parque da Nasa, em Canela

Foto: Fernanda Fauth/GES-Especial

O empreendimento, localizado na RS-235, no antigo prédio da Sinoscar, logo na entrada da cidade canelense, inaugurou para a imprensa nesta terça-feira (9) e contou com a presença do astronauta Charles Duke, de 87 anos, um dos doze homens que pisou em solo lunar. Ele teve a oportunidade de participar em dois momentos distintos. Mas foi na década de 70 que se tornou o décimo homem que saiu da Terra e colocou os pés no solo rochoso da Lua, como piloto do Módulo Lunar Orion, na missão Apollo 16.

Aberto oficialmente ao público a partir desta quarta-feira (10), diariamente, das 9 às 17 horas, a reportagem do Jornal de Gramado obteve acesso ao interior do parque e fez uma tour guiada pela nova atração da Região das Hortênsias. 

Veja vídeo e conheça o Parque da Nasa: 

 

Confira os atrativos

 – Foguete de 36 metros: a chegada já deixa o visitante olhando para os céus. Uma espaçonave foi montada em frente ao empreendimento. Fabricada em Santa Catarina, foi transportada e montada no próprio parque. O investimento apenas neste objeto é de R$ 1 milhão. Devido ao Plano Diretor do município, o artefato precisou ser aprovado pela Câmara de Vereadores, por fugir dos padrões permitidos de altura. Ela é uma réplica do Apolo 11, missão que levou o homem à lua, em 1969.

– Planetário: Com projeções do sistema solar em 8K e espaço para até 133 pessoas, o local está num domo com fachada de vidro. O local ainda não estava em funcionamento na abertura para a imprensa.

– Exposição: A área tem uma das maiores coleções de artefatos originais da Nasa, reunidos pelo Museu e Centro de Educação Espacial Cosmosphere de Hutchinson e Kansas, das missões espaciais Mercury, Gemini e Apollo

– Robôs: O empreendimento não trará ao público apenas o passado, bem pelo contrário. O visitante terá a oportunidade de conhecer um pouco mais do futuro espacial. Os desafios para chegar a Marte, a nova geração de espaçonaves, veículos, os Rovers – mistura de robôs carros -, o Oportunity – réplica exposta do que esteve em Marte- e o Viper são alguns itens expostos. O intuito é que possa se conhecer, inclusive, com mais detalhes, o Programa Artemis, que vai realizar missões tripuladas para a Lua em 2024.

– Simulação de ambiente lunar: Com um pé-direito de 12 metros, o intuito é deixar o visitante com um gostinho de como é ver a Terra direto do espaço.

– Sala de Comando de Houston: Com mesa original de comando, utilizada nos projetos Apollo na década de 60 e 70 e com o ônibus espacial, nos anos 1980, é uma das primeiras salas que o visitantes passará. Ali, é contado um pouco do trabalho que é desenvolvido nas missões, principalmente, do capcom. No local, é contado, inclusive, que o espaço possuía o que havia de mais moderno na época em tecnologia e computação. 

Área gamer – Realidade virtual, giroscópio e Cinema 5D são atrativos disponíveis. Durante a visitação para os veículos de comunicação, apenas a realidade virtual estava em funcionamento, com uma experiência de decolagem e pouso na lua. 

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade