A noite do Dia dos Namorados foi marcada por passagens de meteoros e satélites no céu do Rio Grande do Sul. As aparições aconteceram especificamente em Santa Maria, região Central do Estado. Um dos satélites era a Estação Espacial Internacional, vista às 19h01.
O laboratório tem o tamanho equivalente a um campo de futebol, pesa cerca de 450 toneladas e possui tripulação permanente. A Estação está orbitando a Terra, a uma distância de aproximadamente 400 quilômetros e velocidade máxima de 28 mil km/h.
Conforme o idealizador do Bate-Papo Astronômico, Fabrício Colvero, entre as funções do laboratório, estão os experimentos em microgravidade. Além dos satélites, Colvero também registrou a ocorrência de meteoros, com destaque para um fireball, notado na divisa entre os estados de Santa Catarina e Paraná.
O segundo meteoro passou sobre o Centro do RS. “É normal registrarmos muitos meteoros em uma noite de céu limpo, inclusive em uma nova estação que estamos implantando, e está em testes, só nesta noite, registramos quase 50 meteoros. Alguns se destacam por serem pouco maiores ou possuírem características distintas, como ângulo de entrada na atmosfera ou velocidade mais alta”, afirma Colvero.
Ele destaca que esses fenômenos são considerados normais e não representam riscos à população ou ao planeta Terra.
LEIA TAMBÉM