INSTABILIDADE
VÍDEO: Episódio de chuva extrema causa inundações em cidade do Rio Grande do Sul
Segundo a MetSul, em poucas horas o volume de chuva atingiu o dobro da média histórica do mês inteiro naquela região
Última atualização: 28/11/2024 21:18
Um episódio de chuva extrema localizada atingiu o município de Doutor Maurício Cardoso, no noroeste do Rio Grande do Sul, nesta quinta-feira (28). De acordo com a MetSul Meteorologia, em poucas horas o volume de chuva atingiu o dobro da média histórica do mês inteiro naquela região.
A chuvarada provocou alagamentos e inundações repentinas nas áreas urbana e rural da cidade. A água destruiu estradas rurais e fez com a prefeitura suspendesse o transporte de estudantes dessas localidades.
Leia mais: Dezembro será sem La Niña? Veja como fica o tempo no Sul do Brasil no último mês de 2024
Segundo a MetSul, uma estação meteorológica automática particular instalada no município apontou chuva de 270 mm até o fim da tarde desta quinta. “não temos como confirmar de forma independente a correção do dado, embora seja crível pelas imagens da região que a chuva tenha atingido valores excepcionalmente altos”, afirma a empresa especializada em meteorologia.
Outra estação, da Secretaria Estadual da Agricultura e da FETAG, entre Doutor Maurício Cardoso e Horizontina, acusou 53 mm. Houve registros ainda na região até o fim da tarde de hoje de 50 mm em Santo Cristo e 75 mm em Três Passos.
Veja também: Bebê de 9 meses é levada sem vida a UPA do Vale do Sinos
A MetSul explica que “o que ocorreu em Doutor Maurício Cardoso foi um episódio extremamente localizado de precipitação muito excessiva. Não raro nos meses quentes do ano, sob ar muito quente e úmido de origem tropical, como é o caso de agora, podem se produzir eventos excepcionalmente fortes de precipitação com acumulados extraordinários em curto período”.
Não há registro de pessoas em risco ou desabrigadas. Equipes da secretaria de infraestrutura realizam ações emergenciais e levantamentos dos estragos.