TEMPORAIS

VÍDEO: Em 24 horas, mais de 230 mil raios atingem o RS; veja ranking por cidades e como fica o tempo

As áreas do Rio Grande do Sul com maior número de raios foram o Oeste e o Sul do estado

Publicado em: 20/09/2024 14:00
Última atualização: 20/09/2024 14:01

O Rio Grande do Sul registrou 233,6 mil raios em 24 horas desde o começo da instabilidade na quinta-feira (19) até o final da manhã desta sexta-feira (20), mostra levantamento da MetSul Meteorologia a partir de dados do sensor GLM (Global Lightning Mapper) do satélite meteorológico GOES-16, da NOAA e da Nasa.


Estado regitrou milhares de raios entre a quinta e sexta-feira Foto: Observatório Bate-Papo Astronômico

TRENSURB: Trens voltam a circular até Porto Alegre quatro meses após a enchente

As áreas do Rio Grande do Sul com maior número de raios foram o Oeste e o Sul do estado, onde a instabilidade chegou com chuva forte e temporais de vento e granizo.

De acordo com o levantamento da MetSul Meteorologia, onde mais foram registrados raios nas últimas 24 horas foi a área da Lagoa dos Patos, no Leste do estado, onde os sensores captaram 13.188 raios até o final da manhã.

Já o ranking dos municípios gaúchos que tiveram o maior número de raios em 24 horas aponta Dom Pedrito (13.112), Livramento (11.535), Bagé (10.110), Alegrete (9.521), Canguçu (7.646), Piratini (7.131), São Borja (6.346), Rosário do Sul (5.664), Itaqui (5.276), Pinheiro Machado (4.957), São Gabriel (4.230) e Lavras do Sul (4.165).

O observatório do Bate-Papo Astronômico contabilizou 643 descargas elétricas durante a madrugada desta sexta-feira, na região de Santa Maria. Os raios são detectados por radiofrequência, em uma distância de até 40 km do sensor, instalado no Santa Maria Tecnoparque. No video abaixo, é possível assitir a uma composição com os principais registros desta noite.

Como fica o tempo 

Conforme a MetSul, muitas nuvens ainda cobrem o Rio Grande do Sul da tarde para a noite de hoje e o tempo ainda não firma em todo o estado. A instabilidade maior ocorre no Norte do estado com os temporais migrando para Santa Catarina e o Paraná, onde algumas cidades já tiveram chuva forte e tempestades de vento.

VIU ESSA? Atiradores executaram vítima errada em crime para dominar empresa que alugava máquinas de pegar ursinho de pelúcia

O tempo melhora gradualmente a partir do Sul e do Oeste, embora com abundante presença de nuvens altas. No Oeste, em alguns pontos, o sol pode aparecer. Já nas demais regiões, a segunda metade da sexta-feira tem céu encoberto com períodos de chuva e garoa em diferentes pontos, mas intervalos sem precipitação.

Temporais causam estragos

Temporais, alguns fortes a severos, com intensas rajadas de vento e queda de granizo, causaram estragos em diferentes cidades do Rio Grande do Sul entre a tarde de ontem e o começo desta sexta-feira com transtornos para a população e impacto no serviço de energia elétrica.

Um dos municípios mais atingidos do estado foi Santo Antônio das Missões, no Noroeste gaúcho.

No Vale do Caí, as pontes de passagem sobre o rio Caí nas localidades de Bananal e Picada Cará, entre Feliz e Vale Real, foram interditadas no início da manhã devido aos danos causados pelo temporal ocorrido na madrugada.

Dados de estações meteorológicas automáticas do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registraram rajadas de vento entre ontem e hoje no Rio Grande do Sul de 96 km/h em Bagé, 90 km/h em Cruz Alta, 81 km/h em São Luiz Gonzaga, 80 km/h em Soledade, 75 km/h em Santa Rosa e 72 km/h em Pelotas e Teutônia.

Os volumes de chuva somaram 75 mm em Canguçu, 69 mm em São Luiz Gonzaga, 63 mm em Capão do Leão, 52 mm em Tupanciretã, 51 mm em Ibirubá, 49 mm em Campo Bom, 47 mm em Erechim, 46 mm em Rio Grande e Dom Pedrito, 45 mm em Rio Pardo, 44 mm em Palmeira das Missões, 42 mm em Camaquã, 41 mm em Bagé e Cruz Alta, e 40 mm em Jaguarão.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas