A presença de um elefante-marinho chamou a atenção dos banhistas que frequentavam o Balneário de Salinas, em Cidreira. O flagra aconteceu na manhã deste domingo (5).
Segundo o 1º Batalhão Ambiental da Brigada Militar, trata-se de um macho, em início da idade reprodutivo. Ele estava ao lado da plataforma de pesca, na beira-mar. O animal foi observado por especialistas do Centro de Estudos Costeiros, Limnológicos e Marinhos (Ceclimar), que constataram que ele está em fase de troca de pele.
VÍDEO: Crianças e adultos ficam presos em elevador na Serra gaúcha
Conforme os estudiosos, isso significa que o elefante-marinho pode permanecer por semanas no local. Ele está em boas condições, sem lesões aparentes.
Os veranistas, que ficaram curiosos, foram orientados a se afastar, mantendo distância do mamífero marinho. Já que, mesmo não sendo agressivos, podem representar risco à segurança caso se sintam coagidos. Além disso, a orientação válida para que o animal não se estresse e possa fazer a troca de pele naturalmente.
Segundo a Patrulha Ambiental, o mamífero encontra-se recolhido perto de um quiosque, onde buscou abrigo na parte inferior da estrutura de madeira.
Um macho adulto pode medir até 6,5 metros e pesar 6 toneladas.
ASSISTA:
LEIA TAMBÉM