abc+

FENÔMENO DEVE ATINGIR PICO

VÍDEO: Dezembro terá um dilúvio por conta do El Niño? Meteorologista Estael Sias responde dúvidas sobre chuvas no RS; assista

Meteorologista explica a relação entre El Niño e volume de água que pode cair no Estado

ico_abcmais_azul
Publicado em: 24/11/2023 às 19h:10 Última atualização: 24/11/2023 às 19h:15
Publicidade

Entre dezembro deste ano e janeiro do que vem, a previsão é de que o El Niño atinja seu pico. Com isso, surge a dúvida: se o fenômeno pode aumentar o risco de chuva para o Sul do País, significa que, no momento em que atinge seu ápice, irá acontecer um dilúvio?

Estael Sias explica que El Niño irá atingir seu pico entre dezembro e janeiro | Jornal NH



Estael Sias explica que El Niño irá atingir seu pico entre dezembro e janeiro

Foto: Redes Sociais/Reprodução

A meteorologista Estael Sias, da MetSul Meteorologia, responde esta e outras questões sobre o pico do El Niño e a quantidade de chuva que pode cair em território gaúcho, assim como em outros estados do Sul e do País.

Conforme a especialista, o fenômeno entra em seu estado de maior intensidade quando as anomalias de temperatura das águas do Pacífico superam 2,0°C na região Niño 3.4, sendo chamado de Super El Niño. Atualmente, se encontra em 1,9°C.

É ressaltado que não há relação direta entre a precipitação e volume de chuvas com a intensidade do fenômeno. Apesar do último mês do ano ter previsão de chuva acima da média nas cidades gaúchas, assim como em municípios de Santa Catarina e Paraná, isso não quer dizer que seja o mês mais chuvoso do ano, muito menos histórico.

Assista:

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade