ALTERNATIVA
VÍDEO: Com voos diretos entre Porto Alegre e Rivera, veja como vai funcionar o recém reinaugurado Aeroporto Binacional
Terminal uruguaio estava em obras desde o início deste ano e é o primeiro binacional da América Latina
Última atualização: 12/12/2023 10:00
Reinaugurado na tarde desta segunda-feira (11), o primeiro aeroporto binacional da América Latina, em Rivera, no Uruguai, vai contar com voos diretos entre Porto Alegre e a cidade fronteiriça. O anúncio foi feito pela companhia aérea Azul e a linha começa a ser operada a partir do mês de março, em 2024. Conforme a empresa, serão dois voos semanais saindo do Aeroporto Internacional Salgado Filho.
- Conheça o Aeroporto de Rivera
Em obras desde o início do ano, o terminal uruguaio foi confirmado como binacional em agosto, após um acordo assinado entre os governos dos dois países. A binacionalização permite que sejam cobras taxas de voos domésticos, ou seja, com custo mais baixo em comparação as taxas de voos internacionais.
Presente na reinauguração, o governador do Estado, Eduardo Leite, esteve ao lado do presidente do Uruguai Luis Alberto Lecalle Pou e aproveitou para falar das relações entre o Rio Grande do Sul e o país vizinho. “Isso fortalece ainda mais os laços fraternos que unem o Rio Grande do Sul e o Brasil ao Uruguai. O nosso Estado e o Uruguai, em especial, compartilham uma história rica e profunda, forjada por laços culturais, históricos e sociais que transcendem fronteiras geográficas”, completou.
FIQUE BEM-INFORMADO: FAÇA PARTE DA NOSSA COMUNIDADE NO WHATSAPP
Corredor de passagem
A Agência Nacional de Avião Civil (Anac) está preparando a edição de uma resolução permitindo as companhias brasileiras a operar no terminal. A expectativa é de que o Aeroporto Binacional de Rivera se torne um corredor para a entrada e saída de brasileiros no Uruguai, devido às passagens mais baratas. “A reinauguração deste aeroporto representa mais do que uma infraestrutura: é um símbolo de progresso e de cooperação entre as nossas nações”, finalizou o governador.