Moradores do município de Bagé, na região da Campanha, foram surpreendidos com um cervo percorrendo as ruas do município. Assustado com os cães, o animal entrou no pátio de Escola Municipal Francisco Luiz Bianchini, onde ficou acuado em meio aos brinquedos do parquinho.
FIQUE BEM-INFORMADO: FAÇA PARTE DA NOSSA COMUNIDADE NO WHATSAPP
O fato aconteceu na manhã de sexta-feira (8) e a equipe do 3º Batalhão Ambiental da Brigada Militar (BABM) foi acionada para fazer o resgate. Ao chegar no local, os policiais contaram com a ajuda de um técnico da Universidade de Passo Fundo (UPF), constatando se tratar de um cervo da espécie chital, também conhecido como Axis axis.
Conforme o BABM, o animal foi resgato e encaminhado para o Hospital Veterinário da UPF, onde receberá cuidados veterinários. Nativo das florestas da Índia, Sri Lanka, Nepal, Bangladesh, Butão e Paquistão, o cervo foi introduzindo na Argentina e Uruguai na década de 1930. Pesquisadores afirmam que isso ocorreu por conta da espécie atrativa para a caça naquele período.
Segundo o pesquisador Márcio Oliveira, da Universidade Estadual Paulista (UNESP), a presença de uma espécie exótica traz diversos problemas que precisam ser monitorados e acompanhados ao longo do tempo. Do ponto de vista ecológico, o chital pode competir com o veado-campeiro (espécie nativa), assim como alterar a composição vegetal e do ambiente.
LEIA TAMBÉM
- Categorias
- Tags