Um dos grandes campeões da Expointer 2024 foi o cavalo Camelote, da raça francesa Percheron. Nesta sexta-feira (30), antes de desfilar na cerimônia com outros vencedores, o animal impressionou quem visitava o evento, já que possui 930 quilos e 1,77 metro de altura. O animal pertence à Cabanha Hipolito, de Porto Alegre, e venceu na categoria pela primeira vez.
CLIQUE AQUI E INSCREVA-SE NA NOSSA NEWSLETTER
De cor branca e aparência imponente, ele atraiu os olhares do público. A raça, utilizada para transportar grandes cargas e tracionar implementos agrícolas, precisa de alguns cuidados especiais, se comparada a um cavalo normal.
Conforme o dono Rafael Hipolito Borges, uma das diferenças está na quantidade de ração consumida por dia, que chega a 16 quilos, sendo que um cavalo de outra raça consome 6 quilos.
“É o segundo ano que ele vem. Ano passado veio, mas estava debilitado e mais magro. Preparamos ele o ano inteiro para chegar na Expointer esse ano e dar o melhor, que foi o que aconteceu. Ele come quase três vezes mais que um cavalo normal, a diferença basicamente é essa… A cocheira precisa de um espaço maior. Fora isso, é um cavalo normal, apesar do tamanho, que assusta”, destaca Borges.
Na edição deste ano, o Camelote venceu como melhor cavalo, melhor da raça, melhor aprumos e campeão adulto. Segundo Borges, o objetivo para a Expointer do ano que vem é que o animal alcance mais de uma tonelada. Para quem quiser visitar o cavalo, ele fica próximo ao portão 17, nos pavilhões da Expointer, junto com outros 11 cavalos da raça Percheron.
Égua Isis também chamou atenção
Quem também venceu na raça Percheron foi a égua Isís, que participa da Expointer há quatro anos e foi campeã pela primeira vez. A fêmea tem 1,65 de altura, 850 quilos e pertence à Rodrigo Hladki, dono da Fazendo Derbli, de Irati, Paraná.
Veja vídeo:
LEIA TAMBÉM