VALE DO CAÍ
VÍDEO: Barcos com motor potente e helicóptero ajudam no resgate a vítimas da maior enchente em São Sebastião do Caí
Neste domingo (19), moradores seguiam sendo socorridos em locais com forte correnteza
Última atualização: 19/11/2023 15:12
Corpos de Bombeiros Voluntários de cinco cidades ajudam no resgate a vítimas da maior enchente de São Sebastião do Caí neste domingo (19). O trabalho também conta com auxílio do helicóptero da Brigada Militar (BM) e da Patrulha Ambiental.
Em vídeo, o prefeito de São Sebastião do Caí, Júlio Campani, afirma que a enchente é a maior tragédia do município. Campani diz que a cidade receberá apoio de oficiais do Exército "com dois barcos potentes para que se possa entrar onde a correnteza é muito forte".
Nesta manhã, a reportagem do Jornal NH acompanhou o momento em que uma jovem de 17 anos era resgatada de Barco. Camila Eduarda Leite conta que perdeu tudo na cheia do Rio Caí. "A gente pensou que não ia dar [uma enchente] tão grande", relata a jovem que ainda descreve que a água chegou ao teto da casa dela.
De acordo com os Bombeiros Voluntários da cidade, o nível do rio chegou a 16 metros às 4 horas da madrugada, o maior recorde que a cidade já teve registrado em 148 anos.
Além da corporação de São Sebastião do Caí, atuam no município as de Garibaldi, Candelária, Tapes e Bom Princípio. O Corpo de Bombeiros Militar também ajuda no trabalho.
Nível do Rio Caí
Ao meio-dia deste domingo, a Defesa Civil informou que o nível do Rio Caí era de 15,55 metros, tendo baixado 34 centímetros em quatro horas.
Até o horário, as equipes de resgate seguiam com o trabalho de remoção das famílias das áreas atingidas.
Contato da Defesa Civil e Bombeiros de São Sebastião do Caí
Defesa Civil - (51) 98050-9627
Brigada Militar - 190
Bombeiros - 193 - 3635-1949 ou 3635-0044
Doações
Confira a lista de itens que estão sendo arrecadados para os atingidos pelas cheias neste primeiro momento:
Produtos de higiene e limpeza, cestas básicas e colchões.
Local de entrega: Salão Paroquial da Igreja Católica São Sebastião (Rua Mal. Floriano Peixoto, centro)