abc+

JARDIM

VÍDEO: 3 dicas de ouro para sua planta não morrer enquanto você viaja

Paisagista explica como manter as plantas úmidas no período longe de casa; veja

Susete Mello
Publicado em: 01/10/2024 às 11h:36 Última atualização: 01/10/2024 às 11h:40
Publicidade

Plantas dependem de cuidados para permanecerem com brilho e com cores fortes. Por isso, para quem aprecia as “verdinhas” em casa, a dúvida que aparece na hora de uma viagem é como elas ficarão enquanto você não estiver por perto.

Afinal de contas, é difícil curtir o passeio e pensar que, na volta, as folhas estarão murchas ou pálidas, não é mesmo?

Paisagista Samuel Rodrigues dá dicas para rega de plantas durante viagem | abc+



Paisagista Samuel Rodrigues dá dicas para rega de plantas durante viagem

Foto: Susi Mello/GES-Especial

VEJA TAMBÉM: 6 dicas simples para cuidar das plantas na sua casa

O paisagista Samuel Rodrigues, proprietário do garden Sua Jabuticabeira, de Novo Hamburgo, elencou três dicas para quem tem plantas em vasos e permanecerá fora de casa por até três dias.

Com os devidos cuidados, comenta, há solução para aquela plantinha de colecionador, aquele mimo que ganhou ou a planta que se tem um carinho especial. Confira:

1. Rega por imersão

É necessário mergulhar o vaso em um recipiente com água até o limite da terra. Deixe por até 10 minutos para a planta sugar a umidade suficiente. Não deixe o vaso mergulhado o dia inteiro para que as raízes não estourem. Retire da água, deixe escorrer o excesso e coloque o vaso em local menos ventilado.

CLIQUE PAR LER: Veja 9 segredos de especialistas para cuidar da pele durante a jardinagem

2. Prato de apoio

Outra técnica recomendada pelo paisagista é colocar pedras comuns em um recipiente com água, que deve ser adicionada com cuidado. “Não pode ultrapassar a linha da pedra para não correr o risco do mosquito da dengue (Aedes aegypti) depositar seus ovos.

Outra técnica é colocar pedras comuns em um recipiente com água | abc+



Outra técnica é colocar pedras comuns em um recipiente com água

Foto: Susi Mello/GES-Especial

A água fica até um centímetro antes de ultrapassar as pedras”, orienta Rodrigues. O passo seguinte é depositar vasos, que passaram pela imersão, sobre as pedras. “Quando ocorre a evaporação natural do prato, a água penetra pelos furinhos dos vasos, garantindo a umidade da raiz”, explica.

Reúna vários vasos um ao lado do outro sobre um recipiente para a que a planta mantenha-se com umidade por mais tempo | abc+



Reúna vários vasos um ao lado do outro sobre um recipiente para a que a planta mantenha-se com umidade por mais tempo

Foto: Susi Mello/GES-Especial

3. Agrupamento de plantas

Outra dica é reunir vários vasos de plantas, que já passaram pela rega, uma ao lado da outra. Numa espécie de estufa natural, a água que evapora de uma irá umedecer a outra. “É uma forma de ‘florestinha'”, exemplifica Samuel.

E se ficar por mais dias fora de casa?

A partir do quarto dia, orienta Rodrigues, é importante que uma pessoa cuide pessoalmente das plantas. “Grave um vídeo, mande para alguém que goste de plantas e que você conheça. Nada melhor do que você mesmo para explicar como deve ser feita a rega”, complementa.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade