EM ESTEIO

Vereadora propõe criação de farmácia para distribuição gratuita de remédios veterinários

Anteprojeto da vereadora Protetora Dalen Oliveira foi encaminhado ao Executivo nesta semana

Publicado em: 17/01/2025 11:26
Última atualização: 17/01/2025 11:27

Instituir a Farmácia Veterinária Solidária para a seleção, armazenamento e distribuição gratuita de medicamentos e demais produtos destinados à manutenção da higiene e saúde de animais. Esta foi a proposta da vereadora Protetora Dalen Oliveira (PSB) apresentada ao plenário da Câmara de Esteio, durante a sessão semanal na última terça-feira (14), por meio do anteprojeto 2/2025.

Anteprojeto da vereadora Protetora Dalen Oliveira foi encaminhado ao Executivo nesta semana Foto: Divulgação

Na iniciativa proposta por Dalen, os medicamentos e demais artigos disponibilizados pelo programa vão ser distribuídos preferencialmente a pessoas de baixa renda, após a apresentação de receita veterinária, no caso de medicamentos de uso especial ou controlado. Protetores credenciados e ONGs especializadas no cuidado de animais também podem ser beneficiados.

Ainda de acordo com o texto, caso a medida seja implementada, vão ser recebidas doações de produtos veterinários provenientes de doações de médicos, clínicas, empresas farmacêuticas e da comunidade, além daqueles oriundos de apreensões. Profissionais especializados seriam responsáveis pela verificação da qualidade dos donativos.

LEIA TAMBÉM: Três UBSs realizarão primeiro Sábado com Saúde de 2025 em Esteio; veja quais abrirão

A vereadora, na justificativa anexada ao documento, cita a dificuldade financeira enfrentada por alguns tutores, que não podem custear o tratamento de seus animais de estimação. “Atualmente, o alto custo de medicamentos veterinários impede que famílias de baixa renda possam fornecer o tratamento adequado”, afirma Dalen. “Desse modo, faz-se necessária a instituição de um programa como tal”.

A proposta foi enviada ao poder Executivo para ser avaliada. Para tornar-se lei, precisa ser devolvida à Câmara, na forma de projeto e, posteriormente, ser novamente avalizada pela maioria dos parlamentares.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas