EMPREGO

VAGAS TEMPORÁRIAS: Verão impulsiona oportunidades no litoral, mas outras regiões também têm chances de emprego

São mais de mil vagas abertas, tanto nas praias, como na serra, região central e capital

Publicado em: 03/01/2025 17:21
Última atualização: 06/01/2025 18:36

O verão é tradicionalmente um período que impulsiona a abertura de vagas temporárias, especialmente no litoral gaúcho, onde o turismo aquece o mercado de trabalho devido à alta demanda em setores como comércio e serviços. Contudo, as oportunidades não se limitam às praias. Cidades da serra, da região central e até mesmo da capital Porto Alegre também oferecem chances para quem busca inserção no mercado ou um reforço na renda.


Vagas são oferecidas através do FGTAS/Sine Foto: Dário Gonçalves/Arquivo GES-Especial

Neste início de ano, as Agências FGTAS/Sine contabilizam 1.074 vagas temporárias disponíveis em diversas regiões do estado. Apesar de serem em menor número em comparação à semana passada, quando 1.421 vagas estavam abertas, a oferta ainda atende diferentes setores e perfis profissionais.

Capão da Canoa, no litoral norte, lidera em volume de oportunidades, com mais de 270 posições abertas, seguida por Farroupilha, Santa Cruz do Sul e outras cidades que concentram vagas em setores como serviços (restaurantes, bares, hotelaria - 47%), indústria (operadores de máquina, linha de produção - 26%) e comércio (atendentes de loja e mercado, operadores de caixa, repositores - 20%).

VEJA TAMBÉM: Empresas abrem 10,3 mil vagas de trabalho entre cargos fixos, temporários e para jovem aprendiz

Requisitos

Conforme o analista sociológico da FGTAS/Sine RS, Juliano Florczak Almeida, a maioria das vagas temporárias tem duração de 90 a 120 dias, mas há sempre a possibilidade de efetivação, “especialmente para trabalhadores que demonstrem comprometimento, iniciativa e adaptação às rotinas da empresa”.

As vagas temporárias apresentam requisitos variados, mas grande parte delas é acessível a trabalhadores com menor qualificação ou experiência. “Entre as oportunidades, 46% exigem o ensino fundamental completo e 15% o incompleto. Além disso, a experiência não é exigida em 96% das vagas. Em média, 65% dos empregos provisórios oferecem remuneração entre 1 e 1,5 salário mínimo”, explica Almeida.

Cidades com mais vagas temporárias

  • Capão da Canoa: 277 vagas
  • Farroupilha: 202 vagas
  • Santa Cruz do Sul: 188 vagas
  • Carazinho: 90 vagas
  • Cachoeira do Sul: 60 vagas
  • Porto Alegre: 54 vagas
Sábado foi dia de praia lotada em TramandaíLetícia Breda/Ges-Especial
Sábado foi dia de praia lotada em TramandaíLetícia Breda/Ges-Especial
Sábado foi dia de praia lotada em TramandaíLetícia Breda/Ges-Especial
Sábado foi dia de praia lotada em TramandaíLetícia Breda/Ges-Especial

Ocupações mais ofertadas

  • Alimentador de linha de produção: 430 vagas
  • Atendente de lojas e mercados: 134 vagas
  • Faxineiro: 108 vagas
  • Operador de caixa: 107 vagas
  • Trabalhador volante na agricultura: 64 vagas

Como se candidatar?

Interessados podem se inscrever de forma presencial nas Agências FGTAS/Sine, levando documento de identificação com CPF e foto, ou online, pelo Portal Emprega Brasil ou o aplicativo CTPS Digital. A lista completa de endereços das unidades está disponível no site do Sine.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas