abc+

VENTOS INTENSOS

Ventos chegam a mais de 80 km/h em segundo episódio de rajadas intensas; entenda se há risco de novos vendavais no RS

Ventos fortes atingiram RS apenas um dia e meio após onda de tempestades que deixaram 500 mil clientes sem luz

ico_abcmais_azul
Publicado em: 26/10/2024 às 17h:30 Última atualização: 26/10/2024 às 17h:37
Publicidade

As rajadas de vento, que voltaram a atingir o Rio Grande do Sul no final desta sexta-feira (25) e durante a madrugada deste sábado (26), chegaram a 81 km/h.

CONFIRA: PREVISÃO DO TEMPO: Saiba como será o fim de semana após ciclone causar fortes vendavais no RS

Entenda porque ventos fortes atingiram RS e entenda se episódio pode voltar a acontecer no Estado | abc+



Entenda porque ventos fortes atingiram RS e entenda se episódio pode voltar a acontecer no Estado

Foto: Fabiano Carvalho/Especial

Este foi o segundo episódio de ventos fortes, apenas um dia e meio depois da onda de tempestades, na quinta-feira (24). Na ocasião, as rajadas chegaram a 133 km/h em cidades da região e cerca de 500 mil clientes ficaram sem luz no RS. As informações são da MetSul Meteorologia.

LEIA MAIS: Rajadas de vento chegam a mais de 133 quilômetros por hora em cidade da região; veja lista

 

Clarões verdes e ventos de 81 km/h

Na capital do Estado, as rajadas começaram por volta das 2 horas deste sábado, onde o vento foi forte por cerca de uma hora e meia. Ele provocou clarões verdes sobre Porto Alegre, pelas rajadas que impactaram a rede elétrica, explica a MetSul.

Os ventos chegaram a 81 km/h em Porto Alegre durante a madrugada, conforme estação Inmet instalada no bairro Belém Novo, no extremo sul da capital.

VEJA: FOTOS: Passagem de temporal é marcada por destelhamento de casas em Campo Bom

 

Rajadas de ventos mais fortes do RS

Conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as rajadas foram mais fortes nas cidades do Centro, Sul e Leste do Estado. 

Elas chegaram a 71 km/h em São Vicente do Sul e 68 km/h na cidade de Caçapava do Sul. Em Jaguarão e Bento Gonçalves, os ventos foram de 63 km/h, já em Bagé, 61 km/h. 

Não há dados para o litoral norte, já que as estação do Inmet seguem sem operar. Mas no litoral sul, as rajadas chegaram a 70 km/h na barra de Porto de Rio Grande.

Há riscos de novos episódios de vendavais no RS?

Ainda de acordo com a MetSul, o risco passou. O sol já aparecer na maior parte do RS e o tempo será firme durante este final de semana. Porém, a madrugada será fria no começo deste domingo (27).

ENTRE NA NOSSA COMUNIDADE NO WHATSAPP

Por que ventou tanto no RS?

Os ventos fortes chegaram ao Estado por conta de uma frente fria, que cruzou rapidamente o RS, durante o final de sexta-feira e a madrugada de sábado.

Embora não tenha chovido, essa frente fria trouxe as rajadas. Isso “porque na retaguarda do sistema frontal avançava uma massa de ar frio mais forte e a troca rápida de massas de ar acabaria por provocar o vento”, explicam os meteorologistas.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade