abc+

NOITE DE TEMPESTADE

Vento de mais de 100 km/h deixa estragos no RS; Porto Alegre registra alagamentos

Em Arroio do Tigre, na região Centro-Serra, pavilhão comunitário foi parcialmente destruído na noite deste domingo e 12 pessoas ficaram feridas

ico ABCMais.com azul
Publicado em: 02/12/2024 às 01h:09 Última atualização: 02/12/2024 às 01h:46
Publicidade

A passagem de uma linha de instabilidade provocada por frente fria associada a um ciclone na costa do Uruguai causou estragos no Rio Grande do Sul no fim da noite deste domingo (1º). A Defesa Civil mantém alerta para as próximas horas, mas o tempo muda ao longo desta segunda-feira (2).

Pavilhão foi parcialmente destruído pelo vento em Arroio do Tigre | abc+



Pavilhão foi parcialmente destruído pelo vento em Arroio do Tigre

Foto: Rádio Sobradinho/Reprodução

Nas regiões Sul e Campanha teve queda de granizo ainda no fim da tarde. A Defesa Civil do Estado confirmou que uma casa teve danos no telhado provocado pelas pedras de gelo em Aceguá. Em Santana do Livramento e Dom Pedrito, o granizo associado a ventos fortes derrubou galhos e árvores. A BR-158 chegou a ser bloqueada devido à queda de árvores.

Segundo a MetSul Meteorologia, estações oficiais e particulares registraram rajadas de vento na faixa dos 100 km/h em cidades como Caçapava do Sul e Pinheiro Machado. Em Igrejinha, no Vale do Paranhana, as rajadas chegaram a 100,8 km/h. Na cidade vizinha de Três Coroas o vento foi de 71 km/h.

Na região da Costa Doce, o vendaval derrubou galhos e árvores e afetou o fornecimento de energia elétrica. Houve danos em estruturas, segundo relatos de moradores. A suspeita é que tenha havido uma microexplosão na região, o que não é confirmado pela Defesa Civil.

Pouco antes das 23 horas havia cerca de 90 mil clientes da CEEE Equatorial sem energia elétrica em cidades como Camaquã, Pinheiro Machado, Pelotas, Bagé, Piratini e São Lourenço do Sul. Também faltou luz na área atendida pela RGE, mas a empresa não havia divulgado balanço até o início da madrugada desta segunda.

Ruas de Porto Alegre ficaram alagadas na noite deste domingo | abc+



Ruas de Porto Alegre ficaram alagadas na noite deste domingo

Foto: Reprodução

Em Porto Alegre teve chuva forte e vendaval, o que também provocou falta de luz em pontos isolados. Houve alagamento em pontos da Zona Sul, da Azenha, da Cidade Baixa e do Quarto Distrito, entre outros. Parte da Estação Rodoviária precisou ser isolada devido ao avanço da água. Cruzamentos da Voluntários da Pátria também alagaram.

No Vale do Sinos também teve vento e chuva fortes, mas sem registro de estragos. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) confirmou que a queda de árvore e galhos deixou o trânsito no sistema pare-e-siga na BR-116, na altura do município de Dois Irmãos.

Pavilhão parcialmente destruído no interior do RS

No município de Arroio do Tigre, que fica na região Centro-Serra, um pavilhão comunitário localizado no Parque Atílio Pasa foi parcialmente destruído pelo vendaval. A estrutura havia abrigado, de sexta-feira até domingo, o 3º Festival da Cuca, Chope e Linguiça. No momento do vendaval, por volta das 23 horas deste domingo, não havia visitantes no local.

Mesmo assim, segundo informações preliminares da Rádio Sobradinho, 12 pessoas que trabalhavam na organização da festa e nos estandes tiveram ferimentos leves e foram levadas para o hospital da cidade. Aproximadamente metade da estrutura do pavilhão foi destruída pelo vento.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade