REGIÃO

Vendas de Natal movimentam o comércio que projeta alta de até 10% neste ano

Melhor época de vendas do ano para o setor é a aposta de entidades e lojistas da região

Publicado em: 06/12/2023 07:04
Última atualização: 06/12/2023 09:50

O movimento já começou a aumentar e, com ele, as expectativas de bons negócios também. E, por isso, o comércio já vem se preparando para a melhor data do ano, com projeções de boas vendas no setor. Embora algumas entidades sejam mais receosas, outras estimam aumento de até 10% nas vendas neste fim de ano.

Loja de roupas reforçou a oferta de peças e equipe repôs mercadorias nesta semana Foto: Priscila Carvalho/GES-Especial

É o que projetam a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de São Leopoldo e do Sindicato do Comércio Varejista (Sindilojas) do município. "Sem dúvidas, vai superar as vendas do Natal passado. Acredito em 8% a 9% de incremento nas vendas em relação ao ano passado", disse o presidente da CDL, Olinto Menegon, citando que as vendas da Black Friday já foram acima da expectativa.

O gestor também lembrou que o fluxo maior de movimento no comércio historicamente inicia a partir do dia 10 e que a campanha de Natal da entidade também pode ajudar no crescimento. "Nossa campanha está sendo fortemente atingida e distribuída, e isso nos leva a acreditar que não seja um fator principal para alcançar as vendas, mas serve para encantar o consumidor, o usuário do comércio da cidade", ponderou.

Obra

O presidente do Sindilojas, Walter Seewald, também se surpreendeu com as vendas registradas na Black Friday e estima um Natal com bons números. "Tivemos descontos bem interessantes e a população em geral aderiu. Agora, nossa expectativa para o Natal é bastante boa. Acreditamos em crescimento de 8% a 10% em relação ao ano passado".

O avanço da obra de revitalização da Rua Independência, entretanto, ainda preocupa. "Mas, a prefeitura nos garantiu que ela vai dar uma parada para esse período", lembrou o Seewald.

Preferência por compras on-line pode impactar

O presidente da Associação Comercial, Industrial, de Serviços e Tecnologia (Acist-SL), Felipe Feldmann, é menos otimista. Segundo ele, a expectativa não é de um crescimento expressivo, uma vez que no decorrer de todo o ano houve declínio nas vendas. Ele cita ainda a redução da média salarial das famílias e destaca outro dado que impacta o varejo físico: a preferência cada vez maior do consumidor pelas compras on-line.

“Este ano, haverá um recorde de vendas pelo meio digital. Sinal de que o consumidor está buscando preço em detrimento do atendimento presencial.” O dirigente acrescenta que este desempenho também deve-se às diferenças de impostos cobradas entre os Estados, menores do que os do RS. As obras na BR-116 também foram citadas por Feldmann.

“Tanto a região central da cidade, quanto o bairro Scharlau, estão sendo impactadas pelas obras na BR-116. Os desvios feitos pelos motoristas que vêm no sentido Porto Alegreinterior agravam o engarrafamento gerado pelas intervenções nas ruas centrais.”

Reposição para deixar a loja recheada

Entre os comerciantes, as expectativas também são positivas e as lojas já se preparam para receber os consumidores e oferecer as melhores vantagens na hora da compra. Na loja de roupas em que Gabriela Nunes é gerente, o movimento já começou a melhorar. “O nosso dezembro começou há dois dias e, pra nós, já está melhor do que o ano passado”.

O domingo, por exemplo, surpreendeu. “Muito. Eu vim com duas funcionárias e acabei me prejudicando porque não trouxe mais gente pra atender.” Apostando também na variedade oferecida, a reposição de peças vem sendo frequente no local. “Estamos abastecendo, deixando a loja recheada. Chegou muita novidade e está chegando mais mercadoria”, destacou a gerente.

Estabelecimentos buscam facilitar para clientes

Numa loja de departamentos do Centro leopoldense, os últimos três meses foram bons e o resultado da Black Friday agradou. “A expectativa é manter em dezembro esse mesmo pique”, disse o vendedor Vinícius Falcão. Para tanto, o estabelecimento tem apostado em reforçar o estoque, principalmente de móveis, e oferecer entrega mais rápida.

“Antes, comprava numa semana e chegava na outra. Hoje, compra na segunda, na quarta já está entregue e a montagem fica dentro de até 7 dias. Isso facilita muito para o cliente.”

Diferencial

Em outra loja de departamentos, a vitrine bem decorada para o Natal e trazendo uma condição de pagamento especial chama atenção. Nesta semana, a equipe de gerência, formada por Israel Atkinson e Luciano Mainardi, e o supervisor Edemar Bitencurt, avaliavam e projetavam os números. “Tivemos uma performance bem positiva em novembro, com a Black Friday. E o dezembro entrou em altoastral: temos a expectativa de crescer mais de 10% com relação ao dezembro passado”, disse Bitencurt.

“O crescimento vai acontecer agora, principalmente na segunda quinzena do mês, quando vem a segunda parte do décimo”, estimou Mainardi. Para tanto, um dos diferenciais apresentados é o primeiro pagamento para março. “Pensando no cliente que não está com recurso na mão agora, oportunizando que ele possa comprar também”, disse Bitencurt.

Decoração na vitrine e condições de pagamento chamam atenção em loja de departamentos Foto: Priscila Carvalho/GES-Especial

Boas projeções em Sapucaia e Esteio

Na região, a expectativa também é de aumento, apesar de mais comedido. “Avaliamos um acréscimo de 5 a 7% no mês de dezembro, pela perspectiva de alta na inflação e mas a recessão econômica. Isso vai atrapalhar bastante o comércio”, opinou o presidente da CDL Esteio, João Pietrobiasi. A CDL Sapucaia do Sul destacou com entusiasmo os resultados de recente pesquisa da Fecomércio-RS, que apurou que 57,4% dos entrevistados procrastinam suas compras até a última semana antes do Natal.

“Expressamos otimismo em relação às expectativas para o Natal de 2023. Projetando um aumento nas vendas, espera-se que as lojas estejam lotadas, impulsionando um movimento expressivo e culminando no encerramento do ano com um mês próspero para o comércio local”, disse o presidente Teyllor Abreu.

Feriado de comércio aberto

Nesta sexta-feira (8), São Leopoldo e Sapucaia do Sul festejam o dia de Nossa Senhora da Conceição, padroeira dos dois municípios, e, por isso, feriado municipal em ambos. Porém, o comércio abre normalmente na data, que é tradicionalmente trocada pela segunda-feira de carnaval.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas