abc+

LUZES DA CIDADE

Vencedora da PPP da iluminação em Canoas promete substituir 100% das lâmpadas por LED

Consórcio IP Canoas inicia concessão administrativa para execução de obras e prestação de serviços

Taís Forgearini
Publicado em: 21/02/2024 às 10h:54
Publicidade

O tema da iluminação pública em Canoas voltou ao centro das atenções nesta terça-feira (20). Em cerimônia, a Prefeitura e a IP Canoas Concessionária Iluminação Pública S.A. assinaram a ordem inicial de serviço, que estabelece a concessão administrativa para execução de obras e prestação de serviços relativos à modernização, eficientização, expansão, operação e manutenção da infraestrutura da rede municipal de iluminação pública da cidade.

Prefeito em exercício, Nedy de Vargas Marques, assina ordem de serviço



Prefeito em exercício, Nedy de Vargas Marques, assina ordem de serviço

Foto: PAULO PIRES/GES

O contrato da Parceria Público-Privada (PPP), firmado em setembro de 2023, tem validade de 24 anos. “É uma data importante. A partir da ordem de serviço assinada, os mais de 30 mil pontos de iluminação no município passarão por substituição de tecnologia. Todas as lâmpadas serão trocadas por lâmpadas de LED”, explica o secretário de Serviços Urbanos de Canoas, Lucas Garlet.

Segundo a diretora de operacional da IP Canoas, Daniela Pereira de Sousa Cordeiro, cerca de 3.000 pontos estão apagados, o equivalente a 10% do total de postes de iluminação pública.

“Nesses dois primeiros meses faremos a manutenção, ou seja, todas as lâmpadas queimadas ou com falhas serão trocadas. Durante esse período faremos o plano de modernização e a aquisição das luminárias com lâmpadas de LED”, salienta.

A substituição da iluminação atual, com lâmpadas de vapor de sódio, para a tecnologia de LED deve começar até o fim de abril. Por contrato, o prazo final para realizar a troca dos mais de 30 mil pontos é fevereiro de 2025.

“Dividimos em três eixos. O primeiro marco vai de abril até agosto, depois, de setembro a novembro, e por fim, de dezembro a fevereiro. Iluminação nas vias, parques, monumentos, iluminação especial, tudo será feito nesse prazo.”

Aplicativo

Para facilitar o atendimento, a concessionária lançou o aplicativo “Ilumina Canoas”, disponível para aparelhos com sistema Android e IOS. A partir da ferramenta, os canoenses poderão protocolar as demandas sobre a iluminação pública, como a troca e a manutenção de luminárias.

Demandas e prazos de atendimento da população

Conforme a IP Canoas, os prazos dos pedidos feitos pelo aplicativo possuem três níveis. Demandas em vias de maior fluxo, o prazo estabelecido para a realização do serviço é de 24 horas, em vias locais, 48 horas e em chamados emergenciais, seis horas.

O aplicativo “Ilumina Canoas” integra o sistema de telegestão, com o monitoramento por meio de um Centro de Controle e Operação (CCO), inaugurado nesta terça-feira. “O CCO possibilita maior celeridade e qualidade nos serviços”, destaca Daniela.

Composição e valores do contrato

O valor total do contrato firmado, em setembro do ano passado, foi de R$ 137.320.993,85, sendo a contraprestação mensal máxima de R$ 486.718,00 para o pagamento realizado pela Prefeitura para a IP Canoas. Segundo a Prefeitura, os valores representam uma economia de até 60% do gasto atualmente com manutenção do sistema e a conta de luz.

O Consórcio da IP Canoas é composto pelas empresas Fortnort, GCE S.A, Seven Engenharia e Consultoria, RH Engenharia, Henerge, STE e também Expresso Charqueadas.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade