A chuva registrada desde o último fim de semana no Rio Grande do Sul é motivo de alerta para a segunda metade de junho. Depois de cerca de duas semanas de tempo firme, uma frente fria causou uma virada e trouxe precipitação, além de uma baixa tímida nos termômetros, após o “veranico” do sexto mês de 2024.
Nesta quarta-feira (19), último dia de outono, as cidades dos vales dos Sinos, Caí e Paranhana acompanhavam a elevação dos níveis dos rios com apreensão, já que as projeções indicam altos volumes até o fim do mês.
E essa previsão, infelizmente, deve se confirmar. A Sala de Situação do Estado informou nesta tarde que a condição hidrológica atual é de níveis elevados na região hidrográfica do Guaíba. Isso ocorre porque os rios Taquari, Caí, Sinos e Jacuí estão ou devem alcançar níveis acima da cota de inundação em algumas de suas estações.
Conforme a Defesa Civil do RS, os rios apresentam condição variando entre normalidade e atenção na região hidrográfica do Uruguai.
Por isso, devido aos volumes acumulados e levando em conta a projeção de mais chuva, entre quinta (20) e domingo (23), “é indicado o risco e condição de INUNDAÇÃO dos rios maiores das bacias Vacacaí-Vacacaí Mirim, Baixo Jacuí, Taquari-Antas, Caí, Sinos, Camaquã, Santa Maria, Ibicuí e Baixo Uruguai”, informou o órgão estadual nas redes sociais.
Os locais em amarelo indicados no mapa estão em condição de alerta.
Veja abaixo
LEIA TAMBÉM
- Categorias
-
Tags
- chuva no rs
- cota de inundação
- DEFESA CIVIL
- defesa civil do Estado
- defesa civil do rs
- ENCHENTE
- inundação no rs
- mapa hidrológico
- nível do guaíba
- nível do rio
- nível do rio caí
- nível do rio dos sinos
- nível do rio Jacuí
- NÍVEL DO RIO TAQUARI
- NÍVEL DOS RIOS
- precipitação
- previsão de chuva
- previsão do tempo
- risco hidrológico