abc+

TEMPORAL

VEJA FOTOS: Qual a situação de Gramado e Canela com tempestade que atinge a região

Quedas de árvores e alagamentos são registrados nos dois municípios; confira

Mônica Pereira
Publicado em: 30/04/2024 às 14h:19
Publicidade

Em mais uma força-tarefa para atender às consequências das chuvas, prefeituras, equipes do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil dos municípios estão trabalhando de forma conjunta para minimizar os danos causados às comunidades.

 



Em Gramado, entre 16 horas da segunda-feira (29) e início da manhã desta terça (30), mais de 60 chamados ocorreram, entre ocorrências e solicitações de vistorias.

Uma casa na Linha Araripe sofreu destelhamento, devido aos fortes ventos, e os moradores receberam lonas para amenizar os prejuízos.

Um dos pontos mais atingidos foi o bairro Várzea Grande, com registros de pequenos pontos de deslizamentos e transbordamento de bueiros nas avenidas 1º de Maio e do Trabalhador. Já nas proximidades do Altos da Viação Férrea, a garagem de uma residência foi atingida por lama que desceu de uma encosta e uma casa no Loteamento Mazzurana, no bairro Várzea Grande, foi interditada pela Defesa Civil.

Ainda, equipes trabalham na retirada de árvores caídas na localidade Carazal e nas ruas Tristão de Oliveira (Centro), Serafim Benetti (Floresta) e F.G. Bier (Planalto). Uma casa no bairro Carniel foi invadida pela água e ruas centrais também sofreram com alagamentos.

“Estamos trabalhando de forma ininterrupta, contando com o apoio do Corpo de Bombeiros e da Brigada Militar. A comunidade deve fazer contato pelos nossos canais oficiais”, relata o coordenador da Defesa Civil de Gramado, Cássio Júnior.

A população deve solicitar apoio pelos telefones (54) 9 9629-6160 (Defesa Civil) ou 193 (Corpo de Bombeiros).

RS-373

A Secretaria de Obras está trabalhando em um trecho da RS-373, na Serra Grande, que está bloqueado devido ao acúmulo de material na via, pois a tubulação não suportou o grande volume de água.

“Alertamos os motoristas e moradores que a estrada está totalmente bloqueada e estamos atuando para desobstruir o mais rápido possível”, afirma o secretário de Obras, William Rodrigo Camillo.

Outra equipe está na Estrada do Moleque, no bairro Várzea Grande, que tem acúmulo de lama na pista. Já o posto de Estratégia da Saúde da Família do bairro Pórtico está fechado por falta de energia elétrica.
As áreas de riscos afetadas pelas chuvas de novembro de 2023 estão sendo monitoradas pela Defesa Civil, conforme o Executivo gramadense.

Aulas na rede municipal

As aulas na rede municipal de Gramado não foram suspensas, apesar de algumas instituições registrarem danos causados pelas chuvas, como nas Escolas Henrique Bertoluci Sobrinho (Casagrande), Alberto Pasqualine (Linha Araripe), Maximiliano Hahn (Carniel), Presidente Vargas (Avenida Central) e no ginásio da Escola Vicente Casagrande (Altos da Viação Férrea).

“Solicitamos auxílio das famílias que puderem permanecer com os filhos em casa. Estamos atuando desde a tarde de ontem no reparo de algumas escolas que foram atingidas, mas como a chuva não amenizou ainda não foi possível normalizar a situação e o atendimento aos alunos fica comprometido. Em razão do ocorrido e do bem-estar das crianças, contamos com a compreensão de todos”, revela a secretária de Educação, Simone Andreis.

Medidas preventivas



Em Canela, a Defesa Civil, com apoio da Prefeitura, está em ação para reparar os estragos causados pelas intensas chuvas. As equipes das secretarias de Obras, Assistência, Trânsito e Meio Ambiente estão mobilizadas.

No município, foram registrados mais de 20 pontos de alagamento em diversos bairros. No Hospital de Caridade de Canela (HCC) o telhado foi danificado. Na Escola João Alfredo Corrêa Pinto, uma parte do muro de cercamento caiu devido à força das águas.

Nesta manhã, uma reunião foi realizada no gabinete do prefeito Constantino Orsolin para coordenar as atividades entre as equipes envolvidas. Logo em seguida, técnicos da Prefeitura e a equipe da Defesa Civil foram às áreas mais afetadas para avaliar os danos e identificar possíveis pontos que precisam ser interditados como medida preventiva.

A população de Canela é orientada pela Defesa Civil a acionar as autoridades em caso de solicitações e emergências pelos telefones 193 e (54) 9 9135-1949 (Defesa Civil).

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade