Com a chuva intermitente e fraca do final de semana, o nível do rio está em declínio desde a noite de sábado (22) em São Leopoldo. Em Sapucaia do Sul e Esteio, esta redução ocorre desde o domingo (23) – sendo, neste último, desde a madrugada de domingo.
De acordo com a prefeitura de São Leopoldo, isto ocorre devido ao comportamento da bacia da Foz no Rio Paranhana em Taquara e do Sinos em Campo Bom, que influencia na vazão das águas, assim como o vento Sul ou Sudeste, que represa as águas.
Nível do Rio nas cidades
Em São Leopoldo, o nível do Rio estava em 4,88m na medição das 17h15 desta segunda-feira (24), com declínio aproximado de 1cm por hora. Dessa forma, o status voltou ao de Alerta na cidade, após os acumulados de cerca de 25mm no final de semana, conforme cálculo realizado pela prefeitura de São Leopoldo com base nas informações do sistema da Agência Nacional das Águas (ANA/CPRM).
Em Sapucaia do Sul, o nível do Rio estava em 4,88m na medição das 15h30 desta segunda, com declínio aproximado de 1 centímetro por hora. Na cidade, o status volta a ser o de Alerta, com monitoramento e diálogo com as comunidades. O volume de chuva no final de semana foi de 26,2mm. O abrigo na Escola Otaviano Silveira conta com 10 pessoas acolhidas, que tiveram que sair de suas casas no bairro Fortuna.
Em Esteio, o nível do Rio estava em 3,20m pela medição das 13h18 desta segunda, com declínio de menos de 0,5 cm por hora. Na cidade, o status é de Atenção e o volume de chuva nas últimas 24h foi de 24mm.
Previsão do tempo
De acordo com a Defesa Civil de São Leopoldo, uma massa de ar polar deve derrubar as temperaturas em praticamente todo o Estado, a partir desta terça-feira (25). As informações foram divulgadas pela Defesa Civil de São Leopoldo, conforme Boletim Meteorológico da Sala de Situação da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema/RS). O predomínio do frio se prolonga de hoje até domingo, com risco de geada em algumas áreas, principalmente na terça, sexta, sábado e domingo.
Terça-feira (25): A massa de ar polar ganha intensidade e as temperaturas ficam mais baixas comparadas aos dias anteriores. As temperaturas ficam na casa dos 4°C a 12°C, com máximas de 9°C a 12°C na Região Metropolitana de Porto Alegre.
Quarta-feira (26): A massa de ar polar segue atuando no RS, com a formação de um ciclone sobre o oceano, propicia a sensação de mais frio, com ventos mais fortes e constantes sobre o Sul, Costa Doce, Região Metropolitana, Serra e Litoral Norte. Há possibilidade de chuviscos nestas regiões. As mínimas variam entre 5°C a 6°C no Oeste e Campanha, e no restante do Estado entre 7°C a 12°C. As máximas devem ficar na casa dos 9°C a 15°C. Possibilidade de chuva congelada na Campanha, Sul, Centro e pontos mais altos da Serra.
Quinta-feira (27): As temperaturas caem bruscamente com mínimas de 1°C a 4°C na Campanha, Sul, Vales e Serra. Nas demais regiões, as temperaturas ficam entre 5°C a 8°C, com máximas de 14° a 17°C no período da tarde.
LEIA TAMBÉM