Apesar de ainda ter bairros inundados devido ao novo transbordo do Sinos e do Caí, os municípios da região reagem com um sentimento de alívio à estabilização do nível dos dois principais rios da região nas últimas horas desta quinta-feira (20).
A chuva que caiu na madrugada não chegou a trazer reflexos negativos à condição atual dos cursos de água.
Em Campo Bom, o Rio dos Sinos manteve o nível de 7,18 metros, sendo que a cota de inundação no município é de 7,20 metros.
De acordo com Paulo Silveira, da Defesa Civil local, ainda há ruas dos bairros Barrinha e Porto Blos inundadas, mas a água não subiu tanto quanto era esperado. “O que não pode acontecer hoje, de novo, é aquela chuva torrencial”, avalia.
Por conta do transbordo do rio, na tarde desta quarta-feira, Campo Bom segue com 20 pessoas desabrigadas e outras 12 pessoas desalojadas. “São moradores ribeirinhos, que estão acostumados com essa situação”, explica Silveira.
Já em Novo Hamburgo, o nível do Rio dos Sinos subiu 16 centímetros entre a tarde desta quarta-feira e manhã desta quinta-feira (20).
Na última medição realizada às 17 horas, o rio estava em 6,61 metros, ainda fora da cota de inundação. Conforme a Defesa Civil, o rio começa a transbordar quando atinge 6,70 metros.
Em Montenegro, conforme o coordenador da Defesa Civil, Clóvis Eduardo Pereira, o nível do rio está em 6,68 metros desde as 2 horas da madrugada desta quinta-feira.
“Baixou bastante a água e até recuou em algumas ruas, mas ainda não é o ideal para o pessoal voltar às suas residências pelo fluxo da água que está descendo da Serra e de São Sebastião do Caí”, analisa.
Como o Rio Caí ainda está acima da cota de inundação, Montenegro ainda tem cerca de 150 moradores abrigados. Já em São Sebastião do Caí, o Rio Caí também apresenta indícios de recuo lento.
Na última medição, realizada às 16 horas desta quinta-feira, o rio estava em 10,80 metros, tendo recuado 32 centímetros em relação à medição das 6 horas, quando o nível era de 11,12 metros. Ainda assim, o município segue com o nível em cota de inundação, que é de 10,5 metros. No final desta tarde, o número de pessoas nos alojamentos municipais era de 481, divididas em seis abrigos.
LEIA TAMBÉM