POLÍTICA

Veja a repercussão política sobre o novo afastamento de Jairo Jorge da Prefeitura de Canoas

Políticos do município se manifestaram em relação à nova decisão sobre o prefeito eleito em 2020

Publicado em: 23/11/2023 17:35
Última atualização: 23/11/2023 19:09
  • Hospitalizado, vice-prefeito de Canoas diz estar sedento para retornar à Prefeitura
  • O afastamento do prefeito de Canoas, Jairo Jorge (PSD), nesta quinta-feira (23) por decisão do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), gerou reações distintas na política canoense. A presidente estadual do PSD, sigla na qual Jairo é filiado, se manifestou por meio de nota. “Enquanto partido, mantemos nossa confiança na justiça, sabemos do comprometimento do Prefeito Jairo Jorge como gestor público e do seu empenho em trabalhar pelo bem do município de Canoas”, divulgou Letícia Boll Vargas.


    Jairo Jorge é afastado pela terceira vez Foto: Divulgação/PMC

    FIQUE BEM-INFORMADO: FAÇA PARTE DA COMUNIDADE DO JORNAL NH NO WHATSAPP

    Já o vereador Juares Hoy (PTB), que deve assinar ficha no PL assim que a janela partidária abrir, em 2024, afirmou que o afastamento do prefeito eleito em 2020 é um momento para se refletir. “A Justiça decidiu, devemos fazer uma reflexão sobre isso. O Gaeco já havia dito que houve corrupção.”

    Oposição na Câmara de Vereadores, Hoy diz que o cenário político está indefinido restando menos de um ano para as eleições municipais. “Tudo pode acontecer.” Ainda no Legislativo, o presidente Cris Moraes (PV) salientou que o acórdão ainda não foi publicado pela Judiciário. “Não se tem nada de concreto no que tange assumir ou não a prefeitura. O acórdão ainda não foi publicado, logo, é necessário aguardar os próximos capítulos. Por hora, o foco é continuar o trabalho frente à presidência da Câmara Municipal de Canoas.”

    O líder de governo na Câmara, vereador Emílio Neto (PT), foi procurado e afirmou que ainda não teve acesso à decisão da Justiça que determina o afastamento do prefeito.

    Deputados não se manifestam

    O deputado federal e ex-prefeito de Canoas, Luiz Carlos Busato (União Brasil), foi procurado e optou por não se manifestar. Ele foi derrotado por Jairo Jorge no 2º turno das eleições municipais de 2020. No entanto, recentemente havia se aproximado do governo municipal.

    Já o secretário estadual do Esporte, Danrlei de Deus, filiado e um dos líderes do PSD, disse que não se manifestaria por não ter relação com Jairo Jorge.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas