JARDIM E DECORAÇÃO
Veja 8 dicas de plantas que transmitem boas vibrações no ano-novo
Folhagens e flores podem ser fontes de alívio em meio ao estresse cotidiano
Última atualização: 30/12/2024 13:47
Com a chegada do novo ano, o desejo por energias positivas se intensifica. Que tal incorporar plantas que simbolizam harmonia, equilíbrio, renovação, sorte, purificação do ar, pureza, cura, proteção, prosperidade, vitalidade, alegria e, especialmente, muita luz ao seu lar?
LEIA TAMBÉM: Já programou as férias? Confira a previsão do tempo para o mês de janeiro no RS
Folhagens e flores podem ser fontes de alívio em meio ao estresse cotidiano, causado por compromissos pessoais e profissionais. Além disso, elas podem servir como inspiração para transformar projetos em realidade. Afinal de contas, elas tem o poder de mudar vidas.
Veja também: VIRADA DO ANO: Região está repleta de atrações para a chegada 2025; veja onde comemorar o ano-novo
Morador de Ivoti, o técnico em paisagismo Paulo Pereira, especialista na transformação de jardins residenciais e comerciais, compartilha diversas histórias de clientes. No entanto, ele destaca que o que une todos eles é a busca por espaços verdes que proporcionem momentos únicos de bem-estar.
Com vasta experiência na área, Paulo separou um tempo para listar 8 plantas que não podem faltar em sua casa no próximo ano. E, para completar, montou um arranjo floral que promete enfeitar a mesa da ceia de Ano Novo. Com essas dicas, você pode criar um ambiente repleto de boas vibrações para iniciar o novo ano com energia renovada.
ENTRE NO NOSSO CANAL NO WHATSAPP
Aglaonema
Planta perene também conhecida como 'Café de Salão', devido a semelhança com as folhas do pé de café. Ela se adapta a diferentes climas. Pode alcançar até 1,5 metro de altura. Os cuidados consistem em regas de duas a três vezes por semana e pode dar uma borrifada para hidratar e limpar as folhas. É sempre em local sombreado no jardim e em vasos internos com luminosidade. Ela é capaz de proporcionar harmonia, equilíbrio, vitalidade, limpeza e renovação.
Antúrio
Representa paixão, força, vitalidade e confiança, trazendo energia positiva aos ambientes. Essa planta perene deve ser cultivada em vasos ou jardineiras em locais sombreados, podendo ser colocada em salas de estar ou mesas de centro. É uma excelente opção de presente. Assim como o lírio, a cor vermelha que se observa não é a flor, mas uma folha modificada.
Árvore da Felicidade (macho e fêmea)
Simboliza harmonia, felicidade, sorte, realização de sonhos e purificação do ar. O ideal é que essas plantas sejam cultivadas juntas. A versão macho pode alcançar até cinco metros de altura, com folhas arredondadas, enquanto a fêmea, que chega a três metros, possui folhas longas e finas. Deve ser cultivada em meia sombra e protegida de ventos fortes, pois suas folhas são sensíveis e podem cair facilmente.
Espada de São Jorge
A indicação é colocar a planta da proteção na porta de entrada de casas, escritórios e empresas ou junto ao portão do jardim. Ela traz sorte, prosperidade e afasta energias negativas. A planta perene e ereta pode chegar até um metro de altura. A rega indicada é de duas a três vezes por semana. Também pode ser cultivada em água adubada.
Jibóia
Conta a história que indígenas atribuem a ela o significado de renovação, ao compará-la com o processo de troca de pele de réptil. Ela proporciona amor em abundância, riqueza e bons relacionamentos, qualidade do sono, podendo ser colocado no quarto, e ainda é purificadora de ar. A planta trepadeira, cultivada em meia sombra em área externa e com luminosidade no interior de ambientes, é de fácil manutenção. Uma dica de cuidado é mantê-la com o solo úmido, mas pode ser cultivada em água adubada.
Lírio da Paz
Como o próprio nome sugere, essa planta transmite paz. Além disso, ela emana harmonia, pureza, tranquilidade, cura e esperança, sendo ideal para purificar ambientes. "É recomendada para presentear alguém que mudou para uma casa nova ou escritório, além de ser uma opção para condolências em momentos de perda. Quando suas folhas murcham, significa que absorveu energia negativa, cumprindo assim seu papel de proteção", explica Pereira.
Essa planta perene, de folhas brilhantes, pode ser cultivada em vasos ou em canteiros, desde que permaneça em locais sombreados, pois a exposição direta ao sol pode queimar as pontas das folhas. Vale ressaltar que a flor não é a parte branca, mas sim a haste que cresce no centro, chamada espádice.
Zamioculca
A planta da prosperidade pode chegar até 90 centímetros de altura. Pode ser regada a cada 10 dias, exige luminosidade e não deve pegar sol direto. A recomendação é deixar a Zamioculca perto da porta de entrada dos ambientes para atrair dinheiro e sorte e em corredores para equilibrar a energia.
Orquídea branca
Amor puro, eternidade e equilíbrio espiritual são as vibrações da planta. Transmite energia positiva e é símbolo de alegria e vitalidade já que pode ficar florida por até três meses. Coloque-a debaixo de uma torneira para regá-la. Não pode deixá-la em cachepô com água parada porque as raízes apodrecem em solo encharcado. No jardim deve ser plantada em troncos e em vasos transparentes deve ser no substrato, formado por fibra de coco, casca de pinus e carvão ativado.
E o arranjo de flores?
Monte sua mesa para a ceia de ano novo com um vaso bem ao centro. Use rosas brancas que simbolizam o amor, paz, tranquilidade, pureza, novos começos e prosperidade.
Na sugestão do técnico em paisagismo, a composição conta com outra flor, Aster Maniano, que simboliza luz e poder, e o Pittosporum. Esse último é um arbusto, que representa crescimento e vitalidade por seu elemento madeira e está ligado à energia vital e ao progresso.