CATÁSTROFE NO RS

Veículo da Cozinha Solidária do MTST é apreendido durante entrega de marmitas em Porto Alegre; veja vídeo

Segundo a BM, caminhão estava com licenciamento atrasado; grupo alega que pagamento não foi realizado porque o sistema do Detran está fora do ar

Publicado em: 20/05/2024 22:41
Última atualização: 20/05/2024 22:45

O veículo utilizado pela Cozinha Solidária do Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto (MTST) foi apreendido a tarde desta segunda-feira (20) durante ação de fiscalização da Brigada Militar na Avenida Bento Gonçalves, no bairro Azenha, em Porto Alegre. O grupo fazia entregas de marmitas para famílias desabrigadas.


Veículo da Cozinha Solidária do MTST é apreendido durante entregas de marmitas em Porto Alegre Foto: Reprodução/Redes Sociais

De acordo com a BM, a bordagem aconteceu em frente ao Condomínio Princesa Isabel, onde o veículo tentava adentrar. “O veículo constava com licenciamento vencido desde julho de 2023. Devido a essa irregularidade, o mesmo foi recolhido”, disse o 9º BPM, por meio de nota.

O documento ainda diz que as marmitas que estavam dentro do caminhão foram entregues a moradores do condomínio, conforme já havia previsão. O restante foi realocado em outro veículo particular para o local previsto inicialmente.

“Todas as ações realizadas visam manter a segurança e garantir o direito de ir e vir no entorno do condomínio, prevenindo ataques como o ocorrido na noite de ontem, quando dois ônibus foram incendiados naquele local”, diz outro trecho da nota da BM.

O MSTS entrega cerca de 3 mil marmitas por dia com o veículo. Em uma publicação na rede social “X”, antigo Twitter, o grupo lamentou o ocorrido, afirmando que o licenciamento estaria atrasado em um mês e que o pagamento não foi realizado porque o sistema do Detran está fora do ar. “Apreenderam nosso veículo no Rio Grande do Sul Hoje as entregas das marmitas da Cozinha Solidária demoraram mais que o previsto. Mas seguimos na luta”, escreveram. O veículo foi liberado pelo Detran no fim da tarde, segundo a deputada estadual Laura Sito (PT). 

O Ministério dos Transportes e pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) anunciou nesta segunda-feira a publicação de uma deliberação que interrompe por 90 dias os prazos de processos e serviços ligados ao Sistema Nacional de Trânsito (SNT) no Rio Grande do Sul.

Com isso, todos que estiverem com prazos vencidos desde 19 de abril serão alcançados pela deliberação do Contran, de modo que os condutores que não conseguiram regularizar sua situação perante o Detran/RS poderão fazê-lo quando os prazos forem retomados. 

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas