CATÁSTROFE NO RS

Varredura, remoção de entulhos e sondagem de solo: como começa a recuperação da pista do aeroporto Salgado Filho

Fraport diz que trabalho de limpeza do pátio e testes da estrutura devem durar 45 dias

Publicado em: 03/06/2024 22:24
Última atualização: 03/06/2024 23:09

Exatamente um mês depois do fechamento do Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, a concessionária Fraport Brasil iniciou nesta segunda-feira (3) o trabalho de recuperação da estrutura que ficou esse tempo todo embaixo d'água. A enchente alagou toda a região onde fica o aeroporto, na zona norte da capital.


Autoridades vistoriaram a estrutura do aeroporto Salgado Filho nesta segunda-feira Foto: Cristiano Guerra/Divulgação

O plano de limpeza está desenhado. As equipes começam por uma ampla varredura em toda a extensão da pista de pousos e decolagens, além de taxiways e pátios de manobra e estacionamento de aviões. A situação de cada área será mapeada e, os entulhos, imediatamente retirados.

Em paralelo, já começaram os testes e sondagens para avaliação da resistência do solo. Serão avaliados desde a compactação da base até a condição do asfalto, que na parte mais próxima da BR-116 está se esfarelando, conforme mostrou vistoria preliminar realizada no fim da semana passada.

Esta primeira fase deve durar até 45 dias, dependendo inclusive das condições climáticas. A previsão da Fraport é que no início de julho seja possível chegar a uma conclusão sobre o estado da estrutura de solo para, a partir disso, colocar em prática um plano de recuperação. A previsão é que o Salgado Filho volte a operar somente em meados de dezembro.

E os equipamentos do aeroporto, como ficaram?

Segundo a Fraport, ainda não é possível detalhar a extensão dos danos causados nos equipamentos internos e externos do aeroporto. A expectativa é que alguns sejam recuperados, enquanto outros terão que ser integralmente substituídos. "A Fraport está em contato permanente com as seguradoras para avaliação do cenário, recebendo vistorias recorrentes e realizando o inventário de todos os itens que foram impactados", informou a concessionária.


Parte interna do aeroporto Salgado Filho ainda guarda marcas da enchente Foto: Fraport/Divulgação

Nesta segunda-feira (3) o aeroporto foi vistoriado por representantes da Fraport, da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e dos governos estadual e federal. Em reunião com o ministro extraordinário da Reconstrução, Paulo Pimenta, e o secretário estadual da Reconstrução Gaúcha, Pedro Capeluppi, a concessionária reafirmou o compromisso para a retomada das operações o mais breve possível.

"Desde o início da crise a Fraport Brasil está em diálogo aberto com o governo federal e as autoridades relacionadas para que a recuperação ocorra da forma mais célere possível", informou a concessionária.

A CEO da Fraport Brasil, Andreea Pal, avaliou como positiva a vistoria no local e se disse otimista com os próximos passos para recuperação do Salgado Filho. "Estamos atuando junto ao governo federal para acelerarmos a retomada do aeroporto. Estamos fazendo a nossa parte com diversas atividades já iniciadas. Se os impactos forem menores do que os previstos inicialmente, vamos torcer para que o aeroporto esteja disponível para o final do ano", informou.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas