VAMOS AJUDAR?

Vaquinha on-line é criada para ajudar menino Gustavo a andar sem equipamentos

Jovem gramadense tem paralisia cerebral e fará nova cirurgia para que possa caminhar sozinho. Reabilitação ocorrerá em clínica especializada em Santa Catarina

Publicado em: 14/04/2023 03:00
Última atualização: 04/03/2024 09:30

Uma caminhada repleta de esperança. É assim que os gramadenses Sabrina e Gustavo Ferreira enfrentam as batalhas impostas em sua rotina a cada dia. O jovem nasceu com 530 gramas e ficou muito tempo sem oxigenação, o que ocasionou em uma paralisia cerebral de grau 3. Hoje com 11 anos, ele tem lutado para conseguir andar sozinho, sem uso de equipamentos ou aparelhos.

Gustavo atualmente utiliza muletas ou andador Foto: Divulgação

Para que esse sonho se torne realidade, precisará fazer uma nova cirurgia - a terceira - na perna direita. Será feita uma correção de deformidade. Para isso, será preciso realizar um procedimento no joelho e retirar a placa na tíbia. Após, os médicos procederão com um alongamento de músculo e transferência de tendões. "Acreditamos que esta será a última cirurgia, e será a que dará chances dele caminhar sozinho", conta a mãe.

Reabilitação

A cirurgia será coberta pelo plano de saúde. Porém, após os procedimentos, o menino Gu, como é conhecido, precisará fazer uma reabilitação intensiva, de duas horas ao dia, pelo período de três meses. Será uma fisioterapia neuroevolutiva intensiva, associada à gaiola de habilidades e método Bobath - prática de abordagem terapêutica que desenvolve funções neuromotoras. Esta recuperação não será coberta pelo convênio. A família também não conseguiu cobertura pelo SUS.

A clínica especializada na doença de Gustavo fica localizada em Araranguá, Santa Catarina. A mãe e o filho já se encontram na cidade desde novembro do ano passado, onde fazem tratamentos e frequentam a Apae. Eles não possuem custos com locação de imóvel, devido a um empréstimo de residência realizado por um morador de Gramado, pelo período de um ano.

Saiba como ajudar

Para custear a reabilitação, uma vaquinha on-line foi criada. A família tem o prazo de três meses para conseguir os valores. O objetivo é arrecadar R$ 20 mil, para custear todo o tratamento. O link para fazer a doação é o vakinha.com.br/3582732. Quem quiser também pode auxiliar através do Pix 019640720-69, chave de CPF. O contato de Sabrina é o (54) 9 9643-8869.

Como uma forma de arrecadar recursos, Sabrina tem feito trufas. “Aqui em Santa Catarina vendemos de porta em porta nas ruas nas terças e quintas-feiras, quando o Gustavo está na Apae”, afirma a mãe.

Moradores de Gramado também podem comprar os doces uma vez ao mês, sob encomenda. A Rifa do Gu, no valor de R$ 2, também está de volta. O sorteio será dia 24 de junho, e a comunidade pode participar pelo Pix e chamando Sabrina pelo WhatsApp.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas