abc+

CATÁSTROFE NO RS

"Vamos reabrir a discussão do Aeroporto 20 de Setembro", diz deputado

Lucas Redecker diz que levará o assunto ao ministro de Portos e Aeroportos

ico ABCMais.com azul
Publicado em: 24/05/2024 às 11h:19 Última atualização: 24/05/2024 às 11h:19
Publicidade

O fechamento do Aeroporto Internacional Salgado Filho por 90 dias – do início de maio ao início de agosto, conforme informado pela Aeronáutica – está reabrindo o debate sobre a construção de novo aeroporto para dar conta da demanda da Grande Porto Alegre e região dos Vales.

Área do Aeroporto Internacional Salgado Filho alagada desde o início de maio | abc+



Área do Aeroporto Internacional Salgado Filho alagada desde o início de maio

Foto: Giulian Serafim/PMPA

Em entrevista à Rádio ABC 103.3 FM no início da semana, o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, informou que, passada a fase emergencial da crise aérea que atinge o Estado, haverá uma discussão sobre a malha aeroportuária gaúcha.

O deputado federal Lucas Redecker (PSDB-RS) concorda e disse, em entrevista à Rádio ABC 103.3 FM, que vai propor a reabertura da discussão técnica, em Brasília, sobre a construção do Aeroporto Internacional 20 de Setembro, entre Portão e Nova Santa Rita.

“Anos atrás o governo federal descartou o projeto do 20 de Setembro por conta da concessão do Salgado Filho, que o aeroporto comportaria a demanda futura. Realmente melhorias foram feitas, a estrutura é boa, mas agora se demonstra frágil”, resumiu o parlamentar.

Redecker frisou que, ao contrário do Salgado Filho, a área prevista para receber o 20 de Setembro não foi alagada por esta que é a maior enchente já vista no Rio Grande do Sul. “Vamos tentar colocar o 20 de Setembro como alternativa ao Salgado Filho no futuro. Não é uma coisa que se resolve de um dia para o outro, mas que precisa ser melhor debatida”, informou.

Citando o exemplo do aeroporto de Brasília, que atende tanto voos comerciais quanto particulares e militares, Lucas Redecker considera que é viável até mesmo avaliar a migração da Base Aérea de Canoas para o futuro 20 de Setembro. “Tanto o Salgado Filho quanto a Base Aérea de Canoas estão apertados no meio das cidades”, pontuou.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade