EDUCAÇÃO E CULTURA

Vales-livros são incentivo a leitura para estudantes de Campo Bom

Feira do Livro tem programação gratuita no Largo Irmãos Vetter até domingo

Publicado em: 16/10/2024 07:00
Última atualização: 16/10/2024 07:36

Estudantes movimentaram a 40ª Feira do Livro de Campo Bom, que começou nesta terça-feira (15) e segue até domingo (20), no Largo Irmãos Vetter, localizado no Centro. Os vales-livros, distribuídos aos alunos da rede municipal de ensino, pela Secretaria de Educação e Cultura, foram utilizados por quem quer ampliar a cultura por meio da literatura. A prefeitura repassou R$ 194.220,00 em vales-livros para 9,5 mil estudantes.


Estudantes aproveitam para garantir os seus exemplares Foto: Susi Mello/GES-Especial

Alunos da turma 11 de 1º ano da Escola Municipal Marquês do Herval fizeram suas compras e sentaram em rodinha para apreciar seus livros. Luisa Saft Tomasi, 6 anos, comprou um livro de colorir com adesivos. “Estou achando bem legal a feira”, conta Luisa, que lê livros em casa, cujas histórias de unicórnio e do urso panda são as preferidas.

Dicas dos livreiros

Três expositores indicaram obras literárias que custam 7 reais (para alunos da educação infantil e de 1º ao 3º ano do ensino fundamental), 13 reais (alunos do 4º ao 6º ano) e 20 reais (alunos do 7º ao 9º ano), distribuídos por vales-livros aos alunos. Professores e demais profissionais da educação, que atuam nas escolas, receberam vales de 26 reais.

Para quem tem o vale-livro de 7 reais, o vendedor da Amo Livros, de Viamão, Rodrigo Quevedo, indica Medo de quê?, para quem tem fobia de alguma coisa pode conferir a história e muitas ilustrações, e também o Lobo Lobato, que é mais interativo, com letra grande.

Por 13 reais, a proprietária do Sebo Café Riachuelo, de Porto Alegre, Leona Nunes, recomenda A Revolta dos Ratinhos. O livro tem história, adesivos, ilustrações para colorir e outras atividades para as crianças.
A terceira dica é do proprietário da Livraria Simusinos, de Novo Hamburgo. Nelson Simonetti separou alguns livros da coleção Anne de Green Glaves, romances infanto-juvenil de Lucy Maud Montgomery. Cada um custa 20 reais.

Nesta edição, a feira tem como patrono o escritor Rodrigo Munari, natural de Porto Alegre, mestre e doutor em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS).

A Prefeitura de Campo Bom informa que Munari é autor de sete livros. São eles: Romance das duas flores (2015), Diferenças (2017), As histórias por trás das canções (2019), Quanto vale? (2020), A incrível história de Salvador Penacho (2021), Musicar: a arte de educar com música (2023) e Sapiência e Enrolado (2023).

Outras atrações

Além de livros, a feira tem shows, apresentações e contação de histórias. Uma apresentação teatral chamou atenção da garotada pela manhã com a história criativa que envolve música, poesia e palhaçaria, foi atração na tarde de terça-feira.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas