Os casos de Covid-19 voltaram a aumentar no Vale do Sinos. De acordo com boletim divulgado pela Universidade Feevale na sexta-feira (31), 1.168 novos casos da doença foram registrados na última semana. No mês de março, a região teve mais de 3 mil testes com resultado positivo. Ou seja, mais de um terço do total foi registrado na última semana.
O virologista e pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão da Universidade Feevale, Fernando Spilki, explica que a alta no Vale do Sinos pode ser um reflexo do que aconteceu em fevereiro em parte do País. “Em outras regiões do Brasil, já se notou essa onda e já está se vendo o arrefecimento. Aqui a dinâmica foi um pouco diferente.”
Apesar do aumento, ele diz que o número de internações em UTI tem se mantido baixo. “Provavelmente, em virtude da vacinação”, destaca. Nos últimos sete dias de março, 39 pessoas foram internadas com a doença no Vale do Sinos, 38 em leitos clínicos e uma na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Na primeira semana de março, apenas nove pessoas estavas internadas, nenhuma na UTI.
O grupo da universidade que acompanha a evolução da Covid busca entender o que tem causado a alta nos casos. “Estamos também nesse momento coletando amostras para saber se tem relação com as mesmas linhagens que estão circularam na elevação recente em outras regiões ou algo específico do Vale do Sinos”, afirma Spilki.
LEIA TAMBÉM
- Categorias
- Tags