abc+

VALE DO SINOS

VIADUTO DA RS-240: Obras de infraestrutura estão quase concluídas; veja o que falta

Construção da elevada no bairro Scharlau, em São Leopoldo, no entroncamento com a BR-116, começou em abril e alterou rotina dos motoristas

Débora Ertel
Publicado em: 26/05/2023 às 16h:36 Última atualização: 26/03/2024 às 16h:41
Publicidade

Iniciada em abril, a construção do viaduto do bairro Scharlau, no entroncamento da BR-116 com a RS-240, já tem 93% das obras de infraestrutura concluídas. 

Conforme a assessoria de imprensa do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (Dnit), a nova elevada tem 22% da mesoestrutura e 1,5% da superestrutura prontas (entenda os conceitos abaixo).

Obras do novo viaduto da Scharlau estão em andamento



Obras do novo viaduto da Scharlau estão em andamento

Foto: Débora Ertel/GES-Especial

Já o outro viaduto, junto à lateral da BR-116, possui conclusão de 70% da infraestrutura.

Atualmente, neste trecho, estão sendo executados os blocos de fundação, os pilares, as vigas pré-moldadas em fábrica e as pré-lajes (estruturas de concreto pré-moldadas que vão suportar a laje superior).

Também estão em andamento, os serviços de terraplenagem e pavimentação das ruas laterais, no sentido Portão-Porto Alegre. Ao todo, o trecho abriga cinco canteiros de obras, sendo que há quatro pilares já erguidos e um quinto em construção.

Por dentro dos conceitos

  • A infraestrutura é a fundação da obra, com a finalidade de receber as cargas da estrutura.
  • A mesoestrutura é a parte do meio da obra, feita por pilares e estruturas metálicas.
  • Já a superestrutura é erguida com peças produzidas em outro local, que depois serão transportadas para o canteiro de obras.

Obras do novo viaduto da Scharlau



Obras do novo viaduto da Scharlau

Foto: Débora Ertel/GES-Especial

E a duplicação da ponte?

Em relação às obras de duplicação da ponte sobre o Rio dos Sinos, o Dnit informa que as quatro novas pontes estão concluídas e que, neste momento, as equipes trabalham na conclusão de um muro de contenção no lado direito, além da drenagem sob a passagem inferior da Rua Adão Hoeffel.

A previsão do Dnit é de que até o final do ano as obras do trecho da ponte do Rio dos Sinos até o entroncamento com a RS-240 estejam finalizadas.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade