O Halloween (também conhecido como o Dia das Bruxas, comemorado no dia 31 de outubro), está chegando e, com ele, chega também o aquecimento de vendas no comércio da região, graças ao crescimento do hábito de decorar casas e celebrar a data. Em São Leopoldo, a gerente Catiele Bolico também percebeu esse movimento em sua loja na Rua Independência.
Catiele conta que as vendas de sua loja referentes ao Halloween estão pelo menos 50% maiores do que em 2023 e 2022. “Hoje em dia a procura é grande por fantasia e estão fazendo mais festas em baladas e até de crianças. O Halloween também está muito presente por causa de filmes e séries, algumas pessoas vêm aqui e já procuram itens temáticos, como o Mãozinha, da série Wandinha”,diz.
Wandinha é um seriado do streaming Netflix inspirado na famosa personagem Wandinha Addams da série de filmes A Família Addams, que existe desde os anos 1960 – embora sua versão mais popular seja a dos anos 1990. Segundo Catiele, itens do It, do filme It – A Coisa (baseado no livro homônimo de Stephen King) também são muito procurados.
O aumento da procura de itens para comemorar o Halloween chama a atenção da comerciante. “Ele está muito presente hoje em dia, antigamente não era tanto, como eu percebi nesses dez anos de idas e vindas na loja”, comenta. “Tanto que neste ano a gente começou a investir em produtos mais diferentes e em uma quantidade maior”, prossegue.
Veja também: Casinhas enxaimel não serão montadas na Rua Independência neste ano; entenda
“Durante a enchente, nosso movimento caiu bastante, mas agora está mais intenso. Estamos sempre à disposição e abrimos de segunda a segunda”, disse. “Quando o cliente vem e não encontra o que quer, já mostramos um item similar para não perdermos a venda”, continua.
“Sou fã de Halloween”, diz morador de São Leopoldo
Embora não seja uma tradição de sua família, o líder de produção Wellington Marcelo Silva, de 50 anos, mora no bairro Santa Teresa e sempre faz questão de comprar algum item para comemorar a data. “Eu sou fã do Halloween, então costumo comprar uma coisa ou outra pra mim, coloco no carro ou no meu cantinho em casa”, diz.
A paixão de Wellington vem de longa data. “Sempre participei muito do cenário underground e eu era gótico, então tudo o que é relacionado ao sombrio me fascina bastante”, explica Silva, que também gosta de filmes de terror. “É meu gênero predileto e meu filme favorito é Christine, o Carro Assassino.”
LEIA TAMBÉM