REVITALIZAÇÃO
Veja como ficou a primeira quadra da Rua Independência, entregue nesta segunda-feira
Obras estruturais foram concluídas no trecho cinco meses depois do início da modernização da via e equipes trabalham agora nos arremates. Trânsito está liberado apenas para moradores e lojistas, que avaliam resultado e tentam amenizar prejuízos
Última atualização: 02/04/2024 10:14
Após mais de cinco meses do início da obra de revitalização e modernização da Rua Independência, a chamada Rua Grande, a primeira quadra da via teve o trânsito liberado para o acesso de moradores e lojistas, nesta segunda-feira (1º).
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SÃO LEOPOLDO
No trecho, que fica entre a Avenida Dom João Becker e a Rua Brasil, as equipes do Consórcio São Leopoldo concluíram as obras estruturais (rede pluvial e de esgoto, tubulação de rede elétrica e dutos de rede lógica, espera das redes domiciliares de elétrica e lógica, calçadas e calçamento de paralelepípedos) e trabalham agora nos arremates e colocação das tampas em caixas das redes nas calçadas. Com isso, está permitido o trânsito de veículos para moradores locais, que têm acesso às suas garagens, e para os lojistas em serviço, não sendo permitido estacionamento na via pública, por enquanto.
Secretário municipal de Obras e Viação (Semov), Geraldo Passos comentou que ainda não há previsão de liberação total do trânsito na primeira quadra, mas que ela deve ocorrer após a conclusão da passagem para a segunda quadra – para esse serviço, o trânsito na Rua Brasil foi bloqueado nesta segunda-feira e deve ficar assim por cerca de 15 dias, segundo a prefeitura.
Mesmo nível
Uma das mudanças que chama a atenção na primeira quadra, é o fato de calçada e via estarem na mesma altura, sem um cordão que os separe. Passos lembrou que o projeto inicial já previa a medida. “Depois vai ser pintado, mas vai ficar tudo parelho tipo um ‘calçadão’, como já existe em outras grandes cidades, capitais: calçada e pista de rolagem no mesmo nível”.
Segundo Passos, a previsão é entregar a segunda quadra, entre as ruas Brasil e Osvaldo Aranha, até o dia 10 de maio.
Primeiras avaliações
Com a liberação do trânsito para moradores e lojistas, um estacionamento privativo pago que fica no trecho pode abrir as portas novamente nesta segunda-feira. Funcionário do local, João Pacheco lamenta as perdas do estabelecimento pelo tempo sem funcionar e disse que ele só se manteve por reserva de caixa. O valor dos impostos, que não diminuíram no período da obra, também foi citado. “A gente vai tentar conseguir os mensalistas que perdemos nesse tempo. Estamos tentando trazê-los de volta para amenizar o prejuízo”, contou, lembrando que outros comércios sofreram perdas e até fecharam no trecho.
Porteiro de um prédio na primeira quadra, Régis Daudt, 63 anos, estranhou o novo projeto (com calçada e via no mesmo nível), mas avaliou a estética de maneira positiva. “Eu acho que ficou boa, bem bonita. Depois da pintura, colocação de faixa de segurança, retirada dos postes, acho que vai ficar mais bonita mesmo.”