abc+

O FIM DA GOTINHA

Vacina oral da poliomielite será substituída por aplicação injetável; entenda

A alteração ocorre por orientação do Ministério da Saúde e está sendo aplicada de forma gradativa

ico ABCMais.com azul
Publicado em: 02/10/2024 às 17h:32 Última atualização: 02/10/2024 às 17h:32
Publicidade

A Prefeitura de São Leopoldo informa que, por orientação do Ministério da Saúde, substituirá a vacina oral da poliomielite bivalente (VOPb), popularmente conhecida como “gotinha’’, pela vacina inativada poliomielite (VIP) que será injetável. O novo esquema vacinal iniciará de forma completa no dia 4 de novembro.

Vacina oral da poliomielite será substituída por aplicação injetável



Vacina oral da poliomielite será substituída por aplicação injetável

Foto: Romeu Finato/Divulgação/Prefeitura de São Leopoldo

A vacinação com a VIP seguirá o seguinte esquema: primeira dose aos dois meses; segunda dose aos quatro meses, terceira dose aos seis meses e dose de reforço aos 15 meses.

Veja também: Mais de 20 cozinhas sociais seguem atendendo após a enchente em São Leopoldo; saiba quais

A vacina já está sendo aplicada nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Até o dia 3 de novembro serão priorizados os esquemas primários de vacinação para as crianças de 2, 4 e 6 meses de idade. As doses de reforço dos 15 meses serão aplicadas a partir do dia 4 de novembro, quando a VOPb deixará de ser utilizada definitivamente.

Em caso de dúvidas em relação ao momento de tomar a vacina ou como deve seguir com o esquema vacinal caso já tenha iniciado com a vacina oral, o usuário deve procurar uma UBS ou entrar em contato por mensagem com o ZAP Saúde São Leopoldo pelo telefone: (51) 99557-8541.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade